22.8.06

Reencontros virtuais

Dentre as invenções da Internet uma me deixou bastante feliz: orkut!
Tenho reencontrado, virtualmente ainda, pessoas que não via há mais de 10 anos. Muitos ex-alunos, ex-colegas de profissão, além de algumas discussões muito boas em comunidades com algum teor acadêmico.
Sinto a ausência das pessoas com mais de 40 que não estejam, de alguma forma, vinculadas às novas tecnologias, isso faz com que os velhos amigos não apareçam nessa brincadeira tão interessante e que rapidamente envolveu muitos brasileiros que freqüentam a rede mundial.
Nesta semana uma ex-aluna, muito querida, e que me deu muito trabalho na quinta e sexta séries, me achou.
Ela não fazia tarefas, brincava o tempo todo, conversava que era uma beleza... Várias vezes tive que chamá-la à coordenação para uma conversa mais séria. Nesses momentos eu a ameaçava dizendo que ia convocar a mãe dela.
Quando eu mencionava essa hipótese a menina se descontrolava. Chorava, berrava, tremia toda, pedia que eu não fizesse isso, que se acontecesse ela seria muito castigada, etc. e tal.
Sinceramente eu temia pela saúde da menina se fizesse tal coisa. Ela era muito convincente. Cheguei a comentar com a coordenação se não seria o caso de acionarmos o Conselho Tutelar, evocarmos o Estatuto da Criança e do Adolescente, afinal a coisa deveria ser muito grave.
Um belo dia essa menina passou da conta. Morrendo de medo pedi à coordenação que convocasse a mãe até a escola.
Quando a menina soube disso foi um “show”! Chorou, esperneou, tremeu, me fez mil acusações. Já perdendo a paciência colocamos a mocinha na parede, afinal qual seria o castigo tão pavoroso?
Quando ela me disse o castigo, quase que eu lhe dou uns tapas. O castigo era tomar suco de beterraba todos os dias!
Professor tem que agüentar cada uma...

Texto publicado em 12/2/05.

Nenhum comentário: