27.11.09

José Serra está de férias?

Estou atolado em correções, notas, diários e planilhas.

Final de ano para professor é assim mesmo!

Mas, no intervalo entre uma correção e outra, estico os olhos pelo noticiário da Internet. Eis que encontro singela notícia no UOL:



Serra chega ao Ceará, "casa" do rival Ciro Gomes, para dar palestra e conceder entrevistas

Kamila Fernandes
Especial para o UOL Notícias - em Fortaleza


Nome mais cotado do PSDB para disputar a Presidência em 2010, o governador de São Paulo, José Serra, chega hoje no Ceará para eventos na capital e no interior. Serra estará na base política do rival Ciro Gomes (PSB) não para tratar de qualquer questão de interesse do Estado que governa, mas para uma palestra a empresários, entrevistas a emissoras de televisão e um encontro do tucanato local no sertão cearense.

Sorridente, alegre e faceiro como ele só.

Pergunto-lhes: está o governador do Estado de São Paulo em férias? Tratando de interesses do Estado que ele governa? Quem está pagando o breve passeio de pré-campanha?
Confira a íntegra da notícia clicando aqui.
Só pra saber...

22.11.09

SARESP: o ápice da incompetência

O SARESP foi um completo engodo. Fracasso sob qualquer prisma analisado. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, comandada pelo ex-ministro Paulo Renato de Souza, omite a palhaçada e para isso conta com a contribuição substancial da grande imprensa.
Não fosse o blog NaMaria News e a gente não saberia coisas como as que seguem abaixo:
A narrativa fecunda em incidentes do SARESP 2009, a barafunda abissal, por enquanto, pode assim ser resumida:
  • Nem todas as escolas/classes/turmas, como preferir, receberam as provas corretamente. Entenda-se: no caderno de provas de português deve constar apenas questões de português e não de geografia ou matemática, que seriam em outro dia, por exemplo. Então o Miguelito está lá respondendo sobre a metafísica de uma charge sobre cortadores de cana e quando vira a página encontra gráficos, números e equações sobre venda de banana a quilo. Miguelito pensa que pirou ou as regras mudaram repentinamente ou ainda, que transformou-se em vidente. Mas não: foi erro do grosso mesmo, daquele mutirão dos 350 (ou mais) levado às pressas para a gráfica tapa-buraco do SARESP, a IGB - Indústria Gráfica Brasileira (Barueri), com os ônibus da JWA Transportadora Turística, contratada sem licitação em caráter de urgência. Problemas desta natureza aconteceram aos montes, em graus vários e diversas localidades paulistas.

  • Nem todos os gabaritos das provas chegaram, quando chegaram não correspondiam com as provas. Quer dizer, a Secretaria da Educação e a FDE disseram ter criado 26 provas diferentes, com 24 questões cada, para evitar o ocorrido com o ENEM, há pouco mais de um mês. Vai daí que cada prova tem sua respectiva folha de respostas - as questões são as mesmas, o que muda é a ordem das perguntas. Se o Miguelito faz a prova modelo 24, deve ter em mãos o gabarito 24, onde assinalará as opções de respostas que julgar corretas. Acontece que Miguelito recebeu o gabarito da prova 13. Entretanto, no modelo 24 a resposta da questão 1 é C, e no modelo 13 é A. Elementar a confusão em cascata a partir disto, no momento da correção. Vale ressaltar que muitas unidades escolares receberam apenas os gabaritos, prova que é bom, necas; é a lei da compensação.

Quer ler o relato completa de tamanha incompetência? É só clicar aqui.

21.11.09

Sobre ciclos que se encerram e outros que se abrem

Todo ano, por esta época, dá uma tristeza danada!
Temos que abandonar um grupo de alunos que concluiu a 3ª série do Ensino Médio.
Convivemos com eles por três anos e observamos passo a passo seu crescimento intelectual, emocional e físico.
Claro que nem tudo foi maravilhoso, muitos atritos, muita discussão, afinal este é o papel do adulto e do professor: dizer não, corrigir e apontar alguns rumos.
Se não desprezamos a inteligência e a sensibilidade dos jovens eles nos compreenderão, uns mais cedo, outros mais tarde.
Para minha alegria alguns deles que agora terminam este ciclo mudam de lista. Retiro o nome deles da minha lista de “Alunos” do MSN e incluo na lista de “Amigos”.
Quando olhos para as redes de relacionamento das quais participo e encontro alunos que vi por volta de 1993/94, hoje homens e mulheres, profissionais respeitados na suas áreas de atuação, pais e mães, sinto um orgulho danado.
Talvez seja pretensão de minha parte, talvez eu me dê muita importância, assim como aos meus colegas de profissão, mas não tem como se sentir um pouco responsável pelas histórias desses jovens.
Assim como dói o coração lembrar aqueles que ficaram pelo caminho.
Às vezes bate um desânimo com a estrutura educacional e com os caminhos que a sociedade toma, mas isso logo passa, basta um trabalho bem feito, uma pergunta que muda o rumo da aula e a alegria no olhar e no sorriso desta moçada.
Fica aqui registrado meu imenso carinho pelos alunos das terceiras séries do Pueri Domus – Verbo Divino, do ano de 2009.

20.11.09

Sistema de cotas para negros divide opiniões no país

Israel alimenta o ódio dia após dia

Tenho certeza de que virão vários comentários, anônimos como sempre, ofendendo-me e também ao povo palestino. As acusações são muito variadas, vão de anti-semita a referências sobre minha querida mãe.

Mas não é possível calar-me sobre o crime mais recente do estado de Israel: a expansão dos assentamentos judaicos na parte oriental de Jerusalém. É um crime e uma provocação contra o já sofrido povo palestino. Mais adubo para o ódio reinante.

Vejam a matéria da BBCBrasil sobre o caso clicando aqui e aqui uma outra matéria, mostrando como os israelenses privam o povo palestino do acesso a água.

Deparo-me agora com uma notícia no mínimo estúpida: Israel quer que os palestinos destruam o estádio construído em Ramala, alegando que o estádio repousa um tantinho em terras israelenses! Soa como ofensa a inteligência mediana. Clique aqui e confira a notícia na íntegra.

Não é possível tamanha passividade da comunidade internacional diante dos crimes do estado israelense. Esperava um pouco mais do senhor Obama neste caso.

16.11.09

10.11.09

SARESP cancelado, mas e a competência do secretario Paulo Renato?

O SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), marcado para acontecer nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2009, foi cancelado de surpresa.
O SARESP é uma avaliação de múltipla escolha, aplicada pela Secretária da Educação do Estado de São Paulo para alunos da rede estadual de ensino que estão na 2ª, 4ª, 6ª e 8ª série do Ensino Fundamental, e 3º ano do Ensino Médio. Neste ano seria estendido também para a rede privada.
A empresa contratada pelo Governo do Estado de São Paulo para produzir a avaliação não deu conta do recado. A Secretaria de Educação soube disso semana passada, mas tentou maquiar sua incompetência: organizou uma força-tarefa de funcionários públicos para tentar dar conta do recado no final de semana.
O expediente não funcionou.
O interessante é que não faz muito tempo que a arrogância do secretario Paulo Renato transbordou pelas páginas dos jornais, rádios e TVs, dando lições ao ministro Fernando Haddad de como organizar o ENEM. Ele fez o diagnóstico dos erros cometidos pelo atual ministro e ainda deu “aula” de como deveria ser feito o ENEM.
Agora não consegue organizar o exame estadual!
Lembremos que quando do vazamento do ENEM o Ministério da Educação demorou algumas horas para agir, cancelando a prova. A mídia, no seu conjunto, fez um esforço enorme para jogar a responsabilidade no Ministro, com apoio de Paulo Renato e a trupe tucana.
E agora Paulo Renato?
No web site da Secretaria de Educação encontramos uma nota tímida, publicada no final da tarde de ontem. Clique aqui e leia a tal nota.
Cadê a mídia e sua sagrada missão de informar? E aquelas continhas marotas, para sabermos de quanto foi o prejuízo para os cofres públicos e quem vai arcar com eles?

6.11.09

Caetano é tão parecido com FHC

Caetano Veloso, aquele ex-compositor genial, e FHC, aquele ex-presidente que quebrou o Brasil três vezes ao longo de dois mandatos, resolveram tirar a semana para descer o sarrafo no Lula.
FHC delirou, como sempre e Caetano foi deselegante e grosseiro, defeitos que ele aponta nos outros, mas o macaco quando senta em cima do próprio rabo...
Rodrigo Vianna matou a pau o que acontece! Abaixo parte do texto:

"Toda essa gente se engana/ Ou então finge que não vê que eu nasci/ Pra ser o superbacana/
Eu nasci pra ser o superbacana/ Superbacana Superbacana / Superbacana Super-homem/ Superflit, Supervinc,Superist, Superbacana."

Toda vez que alguém me conta uma história, tenho mania de sair cantarolando. Algo se move em meu incosnciente, e traz à tona canções às vezes esquecidas há muitos anos.

Foi o que aconteceu, hoje, quando uma amiga me enviou o link, com a entrevista do Caetano Veloso ao "Estadão". A manchete na primeira página é: "Marina Silva não é analfabeta como Lula". Então, vocês imaginam o resto - http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20091105/not_imp461314,0.php

O mais engraçado é a foto interna, na capa do "Caderno 2". Uma amiga matou na hora, sem saber nem do conteúdo da entrevista: "mas, gente, Caetano tá a cara do FHC".

Aqui o link para a matéria completa.

4.11.09

Justiça e ideologia

Alguns políticos fizeram e desfizeram do patrimônio público durante toda a vida.
Luiza Erundina não é pertence a essa laia. Honesta, com uma honradez surpreendente para a média da nossa vida política.
Pois ela foi condenada!
Vejam a nota abaixo:

C O N V I T E

Amigos e ex-membros do Governo Democrático e Popular de São Paulo

Convidam para jantar em solidariedade, a ex-Prefeita Luiza Erundina.

Dia: 09 de Novembro de 2009, às 20h

Local: Grand Hotel Ca’D’Ouro

Rua Augusta, 129 – Consolação

R$ 100,00 (Contribuição mínima sugerida)

(estacionamento e bebida alcoólica não estão incluídos)

A Comissão Organizadora

“A fidelidade a um compromisso político exige coragem e ousadia”

Luiza Erundina

Histórico

A companheira Luiza Erundina está sendo executada judicialmente pela única condenação que obteve durante toda a sua vida política. Trata-se de uma Ação Popular ajuizada pelo cidadão Ângelo Gamez Nunes (processo nº 053.89.707367-9 / Controle 159/89 – 1ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo) quando Luíza era Prefeita de São Paulo, e visava obter a reposição aos cofres públicos de dinheiro utilizado pela Prefeitura com publicações jornalísticas nas quais a então Prefeita manifestou apoio à greve geral de 1989. A sentença entendeu que a matéria publicada não atendia ao interesse público e condenou pessoalmente Luiza Erundina a pagar o elevado valor de R$ 350 MIL REAIS.

Trata-se de decisão definitiva em razão da qual já foram penhorados o apartamento onde mora (seu único imóvel), seu carro e ainda 10% da remuneração mensal como Deputada. Mesmo assim, seu patrimônio é inferior ao total da dívida.

Como a ex-Prefeita Luiza Erundina foi alvo de enorme injustiça, com decisões que tangenciam o preconceito social, ideológico e político, é hora de nos unirmos para demonstrar nossa solidariedade.

Sobre heróis

O Pedro Bial acha que heróis são aqueles seres patéticos que aceitam o jogo de cartas marcadas, de péssimo gosto, chamado BBB.
Eu penso que não. Eles são tolos, que querem 15 minutos de fama e alguma grana no banco.
Meus heróis são outros. E precisam ter o devido registro na nossa história.
Clique no cartaz abaixo e acesse a página especial da Agência Carta Maior sobre esse grande brasileiro: