23.10.14

Mais caixa 2 nas campanhas políticas

A prática de Caixa 2 em eleições é uma praga, que só poderá ser combatida com o financiamento público de campanhas.
Infelizmente isso afeta todos os partidos, acho que pouco provável que alguém consiga se manter virgem nesse cipoal.
Para aqueles que propalaram que o julgamento do "mensalão" poria fim a estas prática sugiro uma leitura atenta do artigo que segue.
São conjecturas, mas com base em documento assinado por uma "autoridade" em arrecadação e gerenciamento financeiro de campanhas. A assinatura, conforme atestado no documento, é verdadeira, resta saber se o documento é verdadeiro no seu todo.
Parafraseando uma Ministra em recente julgamento: "A literatura nos autoriza a acreditar que é..."!



Foi assim que Aécio levantou
R$ 166 milhões para 2012-2014?

Aécio Neves e Eduardo Campos estariam unidos desde a eleição de 2012
O Procurador Federal de Minas Gerais, Eduardo Morato Fonseca, recebeu do Sindicato dos Auditores Fiscais de Minas Gerais (SINDIFISCO-MG), um documento que mostra uma lista de políticos, partidos e empresas numa operação para, supostamente,  financiar as campanhas eleitorais de 2012 para prefeitos e vereadores.

Conversa Afiada tem a informação de que o promotor Morato Fonseca encaminhou a documentação à Procuradoria Geral da República, já que entre os suspeitos estão políticos com direito a foro privilegiado.

No documento, onde se lê “consórcio” é possível entender que dele façam parte operações à margem da legislação eleitoral.

O arquivo teria sido enviado ao candidato a Presidente Aécio Neves (PSDB), em 4 de setembro de 2012, por Danilo de Castro, à época Secretário de Estado de Governo de Minas e possível operador do esquema. Nessas eleições, Castro coordenou a campanha de Pimenta da Veiga (PSDB) ao Governo de Minas.

Para ler todo o texto (com cópia de documentos) clique aqui.

Nenhum comentário: