16.3.15

54 milhões de votos não podem ser desprezados

Conforme já me manifestei aqui inúmeras vezes, tenho muitas críticas ao governo Dilma, assim como tinha ao governo Lula, mas eles são incomparavelmente melhores do que os anteriores.
Lula não ter investido pesado na Reforma Agrária e Política, logo em 2003 quando tinha amplo apoio popular e restava ao PT algum enraizamento nos movimentos populares, foi um grande erro.
Não ter revolucionado a educação foi um erro colossal, e a tal pátria educadora é outra patacoada. O segredo é transformar as políticas educacionais em políticas de Estado (e não de governo), investir em infraestrutura (prédios, laboratórios, tecnologia etc.) e pessoal qualificado, com melhores salários e condições de trabalho.
Outro equívoco monumental foi não atentar para uma política de comunicação mais eficiente. Isso passa por estratégia de comunicação mais competente - por parte do aparato de governo - e pela regulamentação da mídia. É inadmissível que a República seja refém de meia dúzia de famílias que controlam a comunicação de massa no país.
Tais medidas poderiam ser tomadas dentro dos marcos legais vigentes e com forte pressão popular sobre o Congresso, principalmente no primeiro mandato de Lula. Não são medidas revolucionárias, pois países europeus e mesmo a Meca dos liberais, os EUA, já fizeram tais coisas, alguns ainda no século XIX, outros no século XX.
            Reparem que são críticas fortes, mas diferentes daquelas dos revoltados online que ficam por aí pedindo a volta da ditadura ou a anexação aos EUA.
            Tenho certeza de que alguns que me conhecem pouco estarão perguntando: com todas essas críticas ainda apoia esse governo?
            Sim, apoio.
Para clarear os motivos copiei esse decálogo alinhavado pelo Pablo Villaça, de quem me tornei leitor assíduo, para além de suas críticas de cinema.

“1) Defendo este governo pelo fato de o salário mínimo ter o maior poder de compra dos últimos 50 anos (fonte: http://exame.abril.com.br/economia/noticias/salario-minimo-tem-maior-poder-de-compra-em-quase-50-anos).

2) Defendo este governo por ter tirado 42 milhões de pessoas da miséria.

3) Defendo este governo por ter tirado o Brasil do mapa da fome da ONU (fonte: http://www.mds.gov.br/saladeimprensa/noticias/2014/setembro/brasil-sai-do-mapa-da-fome-das-nacoes-unidas-segundo-fao).

4) Defendo este governo porque a inflação anual no governo Dilma ainda é MUITO menor, na média, do que a inflação nos períodos FHC e mesmo Lula (6,14 x 9,71 e 6,43).

5) Defendo este governo porque, apesar da imprensa pintar a Petrobrás como um desastre, ela acabou de se tornar a maior empresa petrolífera de capital aberto DO MUNDO (fonte: http://br.reuters.com/article/topNews/idBRKBN0KH23L20150108).

6) Defendo este governo porque, apesar de a imprensa pintar a Petrobrás como um desastre, ela acaba de bater recordes de produção (fonte: http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRKBN0L72FH20150203).

7) Defendo este governo porque, apesar de a imprensa pintar a Petrobrás como um desastre, a produção de petróleo cresceu 20,3% em janeiro em comparação ao ano anterior (fonte: http://oglobo.globo.com/economia/petroleo-e-energia/producao-de-petroleo-no-brasil-cresce-203-em-janeiro-ante-um-ano-antes-15488558).

8) Defendo este governo porque pela primeira vez a corrupção está sendo investigada em vez de varrida para debaixo do tapete - tanto que o país MELHOROU de posição no ranking internacional da corrupção (fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/12/141202_ranking_transparencia_internacional_brasil_df_lgb).

9) Defendo este governo porque o acesso de estudantes pobres à universidade pública cresceu 400% entre 2004 e 2013 (fonte IBGE: http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2014/12/acesso-de-estudantes-pobres-a-universidade-publica-cresce-400-entre-2004-e-2013-diz-ibge).


10) E defendo este governo, enfim, porque foi eleito democraticamente com 54 milhões de votos e não cresci numa família que carrega no corpo as marcas da tortura na ditadura apenas para ver, em 2015, um movimento direitista tentando derrubá-lo por interesses econômicos.”

Um comentário:

Renato Couto disse...

CLAP!CLAP!CLAP!
Enfim vários argumentos definitivos!