21.4.10

O vulcão Laki e a Revolução Francesa

Leiam abaixo o texto do portal R7 sobre vulcões na Islândia. Trata da hipótese, refutada pelo especialista citado no texto, da erupção do vulcão Laki ter influenciado a Revolução Francesa.

Revolução Francesa sofreu influência de vulcão islandês

Cinzas de outro vulcão, o Laki, causaram fome na Europa e provocaram convulsão social

Não é a primeira vez que um vulcão na pequena e desolada Islândia causa estrago no continente europeu. Há 227 anos, o vulcão Laki entrou em erupção e, segundo registros históricos, espalhou ainda mais cinza que o Eyjafjallajokull, responsável pelo fechamento do espaço aéreo do continente.
O rastro de fome e morte teria ajudado a motivar camponeses da França a aderir à Revolução Francesa (1789), que cortou a cabeça dos reis e derrubou a monarquia no país.
O episódio foi lembrado pelo deputado francês Philippe Vittel, em conversa com o R7.
- Não sei se é verdade, mas dizem que um vulcão islandês levou à Revolução Francesa. É interessante, temos que ver ao que esse vai nos levar.
Segundo reportagem publicada no jornal Le Monde nesta terça-feira (20), as erupções do Laki em junho de 1783 e fevereiro de 1784 foram bem mais potentes que as do Eyjafjallajokull, em atividade desde a semana passada.

Cinzas do Laki levaram 20% dos islandeses à morte
O jornal cita o historiador Emmanuel Garnier, da Universidade de Caen. O autor do livro Les Dérangements du temps : 500 ans de chaud et froid en Europe (Os desarranjos do tempo: 500 anos de frio e calor na Europa) diz que as cinzas mataram 80% dos ovinos, a maioria das vacas e dos cavalos na Islândia. Cerca de 20% da população islandesa acabou morrendo de fome.
- Alguns historiadores contam que um casal de homossexuais chegou a ser morto como forma de expiação [penitência].
Garnier cita outros estudos mostrando que a mortalidade no Reino Unido e na França cresceu 30% acima da média, já que muita gente morreu intoxicada pela fumaça. Na Europa, 160 mil pessoas morreram.
O historiador, no entanto, é cético quanto ao vulcão ter motivado a Revolução Francesa de 1789, quando o povo foi às ruas e derrubou o regime aristocrático dos monarcas franceses, cortando a cabeça de Luis 14 e de sua, mulher Maria Antonieta, na guilhotina.
Garnier lembra que, pela primeira vez, o governo socorreu as vítimas em grande escala na França e que o rei conseguiu até mesmo construir uma imagem de "benfeitor" na época. Apesar da ajuda, o pesquisador também lembra que um dos motivos da revolução foi a crise agrícola no campo, que sofreu invernos rigorosos e depois um período de fortes chuvas - o impacto climático foi culpa do vulcão islandês.

Fonte: R7

Nenhum comentário: