14.12.10

Sobre a emoção de ser professor

Sempre insisto que essa profissão que escolhi é espetacular. Considero-me um profissional da educação. Não sou pai, psicólogo, irmão ou amigo dos meus alunos. Sou professor. E como tal interesso-me pelo que aprendem, não só no tocante à Geografia, mas, sobretudo, aquilo que diz respeito às suas vidas.
Em 2008 trabalhei num projeto interessante, dentro da favela de Paraisópolis. Ali a instituição para a qual eu trabalhava, um colégio renomado, que atende a classe média alta da cidade, recebeu a incumbência de “montar” um curso de Ensino Médio.
Não era um trabalho voluntário, antes pelo contrário, éramos remunerados como no colégio e este, por sua vez, recebia pelo serviço prestado.
A condição para ser aluno era ser morador da favela de Paraisópolis.
O choque inicial foi grande. A quase totalidade dos alunos eram egressos da escola pública, com inúmeras dificuldades.
Também era perceptível que alguns eram brilhantes, apenas ofuscados pelos maus tratos do sistema público.
Os professores redobraram sua dedicação.
No fim daquele ano fui obrigado, por contingências da vida, a me retirar do projeto, mas nunca distanciei meu coração daqueles meninos e meninas.
Ontem recebi uma notícia que me deixou emocionado: três deles superaram a nota de corte da temida FUVEST.
Terminaram o ensino médio, uma vitória, e alguns irão para a Universidade, vitória maior ainda!
Imagino que a maioria deles nem se lembra de mim, mas aquela 1ª Série do Ensino Médio da Crescer Sempre será para sempre inesquecível!
Quero registrar aqui meus parabéns aos colegas que levaram a cabo essa primeira parte da missão.
Também ao mantenedor do projeto, que de maneira silenciosa oferece uma contribuição inestimável para a melhoria de vida destas pessoas.
Principalmente quero parabenizar aqui aqueles meninos e aquelas meninas, que com muita dedicação, sacrifício e abnegação venceram essa etapa da vida acadêmica!
Gostaria que não parassem, que dessem continuidade aos seus estudos e que pudessem oferecer à comunidade oportunidades de melhorar de vida!
Parabéns alunos e alunas da 3ª Série do Ensino Médio da Crescer Sempre de 2010!

Alunos da Crescer Sempre em 2009

Um comentário:

Ana Carolina Romaioli disse...

Nossa Prof. to emocionada!! É maravilhoso ler isso. Me faz acreditar que há muita esperança nesse país, apesar de tantas dificuldades!! Acredito muito no potencial de cada ser humano e projetos como esse são brilhantes!!!!