17.6.13

R$ 0,20?



O estopim das manifestações em São Paulo foi o aumento da passagem de ônibus. Não que o valor do aumento seja exorbitante, mas a qualidade do transporte e o seu preço são coisas de arrepiar, verdadeiro desrespeito com os seres humanos.
A reação violenta da Polícia Militar de São Paulo só fez aumentar as manifestações. Nos dois primeiros dias, quando o “poder” de fogo se voltava apenas contra os manifestantes, a mídia os deplorava, mas quando as balas de borracha começaram a atingir jornalistas, aí a coisa ficou séria.
Em apenas um dia a Folha de S. Paulo contou 15 jornalistas atingidos. Outros foram presos. A prisão mais absurda foi a do repórter da CartaCapital, que portava um perigoso frasco com vinagre!
Isso mesmo, os imbecis que comandam a “puliça” transformaram vinagre em arma letal!
Nós, os militantes de outras gerações, passamos a perguntar: quem são esses jovens e o que querem realmente?
Parece-me que nem eles mesmos têm a resposta. É como se a gente vivesse um momento de explosão de descontentamento. Faltam representatividade e expressão política para tanto descontentamento.
O PT, que esteve à frente de tantas manifestações importantes desde o seu nascedouro, está muito ocupado com a administração e com a governabilidade. Não representa mais essa juventude sedenta por um país melhor e mais justo.
Hoje, durante a gigantesca e linda manifestação, muitos se revoltavam com as bandeiras dos partidos de esquerda, como o PSTU e PSOL, deixando claro que o movimento não tem dono e nem é representado por nenhum partido.
As causas parecem difusas e, às vezes, confusa. No andar da carruagem todos querem carona e muitos se aproveitam, mas quando descobertos são rejeitados.
Quem dará direção política a esse movimento? Até onde pode chegar o poder dessa mobilização? E os oportunistas da direita raivosa, já começaram a chamar pelos milicos?
De tudo que vi até agora:
1 – “a praça é do povo”, o direito à livre manifestação tem que ser garantido a qualquer custo!
2 – a violência da PM paulistana foi desproporcional. Claro está que o serviço reservado atuou, os nossos deputados estaduais devem ter vergonha na cara e chamar os servidores públicos – seja coronel ou secretário de governo – para dar explicações e investigar mais esse desmando.
3 – a mídia também tem que pagar o preço do seu comportamento raivoso dos primeiros dias. A partidarização do Marcelo Rezende (Rede Record) e Datena (Rede Bandeirantes) não pode ficar impune.
4 – a participação dos partidos políticos é legítima, a manipulação dos eventos não! “Precisamos estar atentos para ver emergir a qualquer momento o monstro do fundo da lagoa”.
5 – é papel dos ativistas e militantes da blogosfera esclarecer, numa batalha constante com a mídia convencional, todos os eventos que brotam em cada manifestação.
6 – é urgente que políticos progressistas, como o prefeito Fernando Haddad e a presidenta Dilma, se manifestem com veemência, defendendo as manifestações, até por uma atitude de coerência com o passado e a história deles.
7 – por fim deixo para vocês um link que recebi no facebook e que diz muito desse momento histórico que estamos vivendo:

Um comentário:

Renato Couto disse...

"Nós não somos sonhadores. Estamos acordando de um sonho se transformando em um pesadelo. Nós não estamos destruindo nada. Estamos observando o sistema se destruir a si mesmo."
(Slavoj Zizek)