15.6.10

Sobre a Copa do Mundo da África do Sul

A histeria da Copa do Mundo tomou as ruas! Ora uma festa bonita e interessante, ora estressante e irritante.
As vuvuzelas me irritam profundamente. Hoje o trânsito de São Paulo também! Por volta das 15 horas o congestionamento ultrapassava os 200 km e as pessoas dirigiam - ou tentavam - como tresloucadas. O número de acidentes foi assutador!
Não torci pelo Brasil contra a Coréia e nem torcerei. Ao menos enquanto persistir esse futebol medíocre, burocrático e "de resultados".
Isso não tem a nada a ver com ser brasileiro ou não, isso tem a ver com gostar de um jogo bem jogado e também com o privilégio de ter visto a seleção de 1970 e a de 1982. Na minha modesta opinião a de 82 jogava mais bonito que a de 70, embora a de 70 tivesse mais craques (do meio de campo para a frente).
Dunga é um excelente técnico, mas para times como o Juventude, Avaí ou outros desses intermediários, ou ainda aqueles que estão desesperados para não cair de divisão no campeonato, mas para a Seleção Brasileira falta-lhe experiência.
Com a safra de boleiros que temos hoje no país, ver um meio de campo como a da Seleção dá até tristeza.
Neste time a defesa me parece a coisa mais sólida. Colocaria apenas o Roberto Carlos no lugar do Michel Bastos.
Já no meio campo gostaria de ver Ganso, Elias e Hernanes.
No ataque, se a formação fosse com 2 atacantes, poderiam ser o Robinho e o Nilmar ou o Diego Tardelli. Se com três atacantes teria que entrar o Ronaldinho Gaúcho na parada.
Li outro dia que o Brasil foi a seleção que menos levou atacantes para esta Copa, isso é emblemático!
Acompanho os jogos, quando possível, pela ESPN Brasil. O time de comentaristas é muito bom e não tem o ufanismo tonto do Galvão Bueno e do Luciano do Valle.
Neste evento o slogan deles me desagradou: Copa do Mundo na ESPN: nada mais importa.
Achei a frase infeliz! Tem muita coisa que importa: o povo que sofre, a política (afinal estamos em ano de eleições), os conflitos pelo mundo ...
Então ficamos assim: Copa do Mundo é apenas um torneio esportivo, não temos obrigação de torcer por ninguém, posso torcer livremente pela seleção que mais me agrada, sem renunciar à cidadania brasileira ou ter que me refugiar no Kosovo.

2 comentários:

Mário disse...

Muito bem, meu caro. Analise futebolística perfeita. Futebol é só uma competição esportiva e portanto existem mils coisas mais importantes. E assim pretndo torcer para o sucesso da Argentina e encontro o senhor no Kosovo.

Prof Toni disse...

E "nossa" Argentina continua dando show... Será que o Brasil jogará contra a Costa do Marfim? Ou será mais um espetáculo burocrático?