10.9.10

Batismo de Sangue

Batismo de Sangue é a atração brasileira do Cine Ibermedia, série que reúne obras de países da América Latina, Espanha e Portugal, e que está sendo exibida aos domingos, na TV Brasil. Dirigido pelo mineiro Helvécio Ratton, o filme é baseado em fatos reais e conta a participação de frades dominicanos na luta clandestina contra a ditadura militar, no final dos anos 60.
Na cidade de São Paulo, o convento dos frades dominicanos torna-se uma das mais fortes resistências à ditadura militar vigente no Brasil. Movidos por ideais cristãos, os freis “Tito”, “Betto”, “Oswaldo”, “Fernando” e “Ivo” decidem apoiar o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado à época por Carlos Marighella. Eles logo passam a ser vigiados pela polícia e, posteriormente, são presos e torturados. A única exceção é Frei Tito, que, liberto por uma negociação de troca por um embaixador, exila-se na França. Ali, atormentado pelas imagens de seus carrascos, acaba suicidando-se.
Batismo de Sangue recebeu os prêmios de Melhor Diretor e Melhor Fotografia no Festival de Cinema de Brasília, e é uma adaptação do livro homônimo de memórias do religioso e escritor mineiro Frei Betto. O livro venceu o Prêmio Jabuti de melhor livro de memórias em 1982.
Ano 2006. Origem: Brasil. Genêro: Drama. Direção: Helvécio Ratton. Roteiro: Dani Patarra, Helvécio Ratton. Elenco: Caio Blat, Daniel de Oliveira, Léo Quintão, Odilon Esteves, Ângelo Antônio, Cassio Gabus Mendes, Marku Ribas, Marcelia Cartaxo, Murilo Grossi.

Não recomendado para menores de 18 anos

Horário: Domingo, às 23h - 12/9 - TV Brasil

Nenhum comentário: