28.5.11

Anos Rebeldes: a ditadura na telinha da TV

Anos Rebeldes: a ditadura na TV a cabo

Leio agora no IG que a minissérie Anos Rebeldes será apresentada no canal Viva. Ótimo! Bom ver a ditadura nas telas (clique aqui para ler a matéria todinha).
Gostei muito desta minissérie, embora o “romance” tenha prevalecido na trama, e, às vezes dava a ideia que tudo era uma fantasia.
A qualidade técnica e dramática da série global salta aos olhos, principalmente se comparada com a produção do SBT – Amor e Revolução – atualmente no ar que trata do mesmo tempo.
O time de atores da Globo é espetacular. A estréia da Bety Lago foi sensacional e a Cláudia Abreu interpretando Heloísa foi espetacular.
Na época fiquei incomodado com a suavidade do tratamento aos temas que tanto nos marcaram: censura, papel da Igreja e, principalmente, a tortura e a morte de ativistas de esquerda.
A trama do Thiago Santiago – do SBT – leva vantagem ao expor de forma clara e inequívoca a selvageria dos gorilas fardados, mas perde para a trama global tanto em qualidade “técnica”, quanto dramática.
Naquele período me perguntava quais eram os interesses da Globo em apresentar tal minissérie. Nunca descobri. Talvez fosse para posar de democrática ou qualificar-se junto ao público mais intelectualizado.
Abaixo algumas cenas para recordar:

Nenhum comentário: