10.5.09

Debate sobre o PIB: visão de Ladislau Dowbor

Nem sempre as 2 mais 2 resulta em 4! Basta ler esse texto, magnífico de Lasdislau Dowbor, publicado na Agência Carta Maior, para verificarmos isso.
Abaixo uma pequena amostra, para lê-lo na íntegra, clique aqui.
PIB, como todos devem saber, é o produto interno bruto. Para o comum dos mortais que não fazem contas macroeconômicas, trata-se da diferença entre aparecerem novas oportunidades de emprego (PIB em alta) ou ameaças de desemprego (PIB em baixa). Para o governo, é a diferença entre ganhar uma eleição e perdê-la. Para os jornalistas, é uma ótima oportunidade para darem a impressão de entenderem do que se trata. Para os que se preocupam com a destruição do meio-ambiente, é uma causa de desespero. Para o economista que assina o presente artigo, é uma oportunidade para desancar o que é uma contabilidade clamorosamente deformada. Peguemos o exemplo de uma alternativa contábil, chamada FIB. Trata-se simplesmente um jogo de siglas, Felicidade Interna Bruta. Tem gente que prefere felicidade interna líquida, questão de gosto. O essencial é que inúmeras pessoas no mundo, e técnicos de primeira linha nacional e internacional, estão cansados de ver o comportamento econômico ser calculado sem levar em conta – ou muito parcialmente – os interesses da população e a sustentabilidade ambiental. Como pode-se dizer que a economia vai bem, ainda que o povo va mal? Então a economia serve para quê?

2 comentários:

Renato Couto disse...

PIB é contabilidade pura e contabilidade, já viu né? Sem desmerecer os amigos contadores, mas você já leu algo interessante ou passível de ser discutido sobre...por exemplo: O método das partidas dobradas? Assim, se (por exemplo)somos 100 pessoas e destas 100, 99 ganham 100 reais por mês e 1 ganha 100.000 reais/mês. Podemos dizer que este grupo tem um salário médio de 1.099 ? Ou será que este grupo apresenta uma enorme desigualdade de renda? O PIB não mostra nem uma coisa nem outra, somente a renda do grupo total...Abraços!
Obs.: Dowbor é fera!Se um dia for trabalhar por Sampa, vou cavar um doutorado com ele...

Carlos Renato disse...

Olha, não entendo muito de números srsr, mas o que percebo nos economistas, politicos e afins, é que eles possuem rara capacidade de ajustes matemáticos, seja para calcular o PIB, ou para construir novas casas populareres, pena não entenderem que seres humanos não são números nem simbolos matemáticos.....