29.9.09

Sábado e domingo: dias reservados para o ENEM

Não perca o exame por bobagem. Organize sua agenda para não se atrasar, previna-se com os documentos exigidos, deixe o material para a prova arrumado com antecedência, ou seja, não dê moleza para o azar!
No UOL Educação você encontra as seguintes recomendações:

Dia do Exame
O Enem 2009 será aplicado em 1.826 municípios brasileiros, nos dias 3 e 4 de outubro, da seguinte maneira:
•3/10 (sábado): das 13h às 17h30 - prova 1: ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias.
•4/10 (domingo): das 13h às 18h30 - prova 2: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e matemática e suas tecnologias.
Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, horário de Brasília (DF). As provas serão aplicadas às 13h, em todo o território nacional. Os locais de prova serão os mesmos nos dois dias. É recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com antecedência de uma hora.
Cada área concentra 45 itens de múltipla escolha, distribuídos em blocos de diferentes níveis de dificuldade. Em cada dia serão distribuídos aos participantes quatro diferentes modelos de prova, todos da mesma cor, onde as questões estarão ordenadas diferentemente.
A redação deverá ser feita em língua portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.
Por motivos de segurança, o participante só poderá ausentar-se do local de prova após duas horas do início do exame.

O que levar
Será necessário apresentar original ou cópia devidamente autenticada de documento de identificação, cartão de confirmação de inscrição, folha de respostas do questionário socioeconômico, caneta esferográfica de tinta preta, lápis preto nº 2 e borracha macia.
Durante a realização da prova não será admitida consulta ou comunicação entre os inscritos, nem a utilização de livros, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou superior, relógio com calculadora, canetas eletrônicas ou qualquer outro receptor ou transmissor de mensagens.
Os participantes devem evitar também o uso de boné, óculos escuros ou qualquer outro objeto que cubra os cabelos e orelhas, por critérios de segurança.

Gabarito
Apenas depois de decorridas quatro horas do início do exame o participante poderá deixar sua sala portando o caderno de prova, tanto no sábado quanto no domingo. Caso contrário, ele deverá entregar seu caderno de prova ao aplicador da sala, juntamente com a folha de respostas e a folha de redação (no segundo dia).
Os gabaritos, as provas dos dois dias do Enem 2009 e as regras para que o participante identifique o respectivo modelo de prova estarão disponíveis na internet no domingo, dia 4 de outubro, às 19h, depois do término do exame em todo o território nacional.

Nenhum comentário: