23.1.10

Ainda uma breve avaliação do governo Lula

Em outubro escrevi um texto apontando o que eu considerava os maiores acertos do atual governo, isso foi em 3/10, é só clicar aqui para reler.

Prometi que voltaria ao tema apontando os maiores erros. Para isso pedi a colaboração dos leitores do blog.

Recebi alguns comentários e também alguns e-mails sobre a postagem.

Os maiores problemas apontados, com os quais concordo, foram as questões ambiental e agrária. Somo a esses dois a educação.

Dr. Miguel, lá do RS, clique aqui para lê-lo, leitor atento, sugeriu-me que os maiores críticos ao governo Lula são aqueles que votaram contra ele. Concordo, mas não penso que estejam errados.

Os eleitores de Serra, que nele votaram por convicção, devem combater o governo Lula, assim como os petistas combateram o governo FHC. Isso não me incomoda, o que me deixa transtornado é o discurso preconceituoso e fascista de alguns críticos e, principalmente, da mídia.

Além disso, devemos lembrar que um governante governa para todos e não somente para os seus eleitores.

Também não devemos esquecer a Carta ao povo brasileiro (clique aqui se deseja ler). Tenho claro que o governo que assumiu em 2003 havia renunciado a muitas bandeiras históricas do PT e, se assim não o fizesse, não teria sido eleito.

Além das três questões elencadas acima – ambiental, agrária e educacional – temos que lamentar a prática constante da fisiologia no trato da coisa pública. Dirão uns que isso é inerente ao sistema e concordarei, mas quando Lula tomou posse, em 2003, tinha respaldo popular para enfiar uma grande reforma política goela abaixo dos crápulas contumazes e apenas vimos surgir novos crápulas, associados aqueles antigos e tudo continuou como dantes.

Pois bem, a partir de amanhã vamos destrinchar um pouco mais essas questões.

2 comentários:

Lucas Paiva disse...

Professor Toni, meu nome é Lucas, sou de Santos-SP. Lendo sua postagem "Ainda uma breve avaliação do governo Lula" cheguei a alguns questionamentos sobre o que se entende por governabilidade. A Carta ao povo brasileiro redigida em 2003 demonstra de fato as alterações no discurso do candidato Lula e do Presidente Lula. O termo economia é citado dezenas de vezes, submentendo a ela a questão social. Entendo que a politica de um país não se faz mediante um aspecto apenas, mas até onde, professor, o Governo atual poderia ter feito mais para alterar de maneira mais significativa o quadro social? Até que ponto podemos dizer que o zelo para realizar as pequenas transformações foi por conta da necessidade de apoio até mesmo da oposição ou por alteração da nova ideologia do governo??

Obrigado.

Prof Toni disse...

Lucas, o "se" não pode ser considerado na nossa realidade concreta, mas e "se" o Lula tivesse aproveitado sua popularidade recorde em 2003 para realizar/propor reformas políticas? E "se" a mesma popularidade fosse colocada a serviço de aprova o imposto sobre as grandes fortunas? E "se"...
Desejando faça um texto com suas considerações, mande no e-mail do meu perfil que publico aqui no blog.
Abração.