9.4.14

Censuraram a Raquel Sherazade?



O SBT resolveu colocar as barbas de molho e tirou do ar a jornalista (?) Raquel Sherazade – até agora não sei qual a grafia correta do nome desta moça.
Algumas pessoas estão bradando contra o que chamam de censura, comparando o episódio aqueles ocorridos no período da ditadura cívico-militar.
Não creio que a analogia seja aplicável. A “censura” preventiva imposta pelo SBT está relacionada aos crimes que a mesma cometeu. Sim, isso mesmo, pois quem incita ações criminosas, criminoso é. Além do mais ela fez uso de um espaço que é uma concessão pública, pois, até que se prove o contrário, o “ar” ainda não foi privatizado.
As falas dessa moça foram criminosas. Não digo aquelas aleivosias lançadas contra o governo, mas, por exemplo, a maneira como ela elogiou os justiçamentos praticados Brasil adentro, estimulando que os cidadãos façam justiça com as próprias mãos.
Na sequência do seu pronunciamento desastroso tivemos o assassinato de um homem – no Espírito Santo – acusado de estupro, que, soube-se depois, não fora cometido por ele e o espancamento de outro delinquente – este no Rio de Janeiro – achado amarrado a um poste. Soube-me mais tarde que esse justiçamento foi realizado por bandidos milicianos.
Nossa TV aberta carece de qualidade. Pululam na telinha, ao cair da tarde e início da noite, programas policiais que praticam os mesmos crimes. Incitam a violência e atentam contra a Constituição Federal.
Outorgam-se o título de jornalismo investigativo, mas apenas reproduzem os boletins de ocorrência e, quase sempre, a versão oficial da polícia.
Têm uma enorme facilidade para desqualificar os pobres e os pretos, mas não demonstraram a mesma ferocidade contra, por exemplo, os traficantes que carregavam quase meia tonelada de cocaína no helicóptero pertencente a um deputado federal em MG. Aliás, tal fato parece que foi fruto da nossa imaginação, uma vez que a imprensa esqueceu rapidamente o assunto.
Precisamos estar atentos, pois liberdade de expressão não é um valor absoluto, ela é limitada pela lei e deve ser guiada pela ética e decência. O direito à crítica sempre deve ser respeitado, mas a mentira e manipulação devem ser punidas exemplarmente!

Nenhum comentário: