1.4.14

Não pode haver perdão para os torturadores e estupradores



Hoje é 1º de abril. Dia da mentira, mas também foi no dia de hoje, em 1964, que os militares apearam do poder o presidente João Goulart e instauraram em nosso país, com amplo apoio do setor empresarial e da mídia comercial, uma ditadura que matou, torturou, estuprou e desapareceu com centenas de pessoas, que ousaram discordar dos caminhos trilhados por aqueles que detinham o poder.
Em 1979, quando a ditadura não encontrava mais sustentação e a reação dos movimentos populares era intensa, os ditadores de plantão promulgaram uma Leia da Anistia. De forma vexatória se auto anistiaram. No cenário internacional não há episódio semelhante.
Sempre digo que as mortes em combate, mesmo que as forças sejam desiguais, são aceitáveis, afinal foi uma decisão dos combatentes estarem ali e naquelas condições. Os crimes cometidos pelos degenerados que ocupavam cadeiras nas chamadas “forças de segurança” foram outros, não foram em combate.
Presos e presas, já dominados e enjaulados, foram submetidos a todo tipo de tortura que se possa imaginar, além de outros que nossa imaginação não alcança.Quando os canalhas erravam a mão ocorriam os assassinatos.
Outros presos eram simplesmente “desaparecidos”.
Os relatos do Araguaia então são de impressionar! Ali o PC do B tentou implantar um movimento guerrilheiro. Quando o exército (com letra pequena mesmo!) foi combate-la conseguiu destruí-la. Alguns foram presos. Todos foram torturados. Alguns foram executados. Dentre estes, há o relato de que o corpo de um dos líderes, Osvaldão, foi esquartejado, os pedaços pendurados em helicóptero para sobrevoar os povoados e mostrar ao povo o que restou do guerrilheiro.
Isso não é coisa de gente normal!
São inúmeros os relatos de mulheres estupradas e torturadas diante dos seus companheiros. Até mesmo crianças foram presas!
Para esses crimes não pode haver perdão. O Estado tem de capturar esses facínoras e eles têm que pagar pelo que fizeram.
Os livros de História da escola básica devem dedicar um espaço digno para contar esse pedaço horroroso da nossa história, só assim faremos com que ele não se repita.
Não podemos esquecer!
http://www.ebc.com.br/50anosdogolpe

Nenhum comentário: