23.9.14

Nosso futebol vai de mal a pior



Está complicado torcer no campeonato brasileiro. Os times, com exceção do Cruzeiro, alternam boas e péssimas atuações.
Os árbitros cometem falhas infantis, prejudicando demais a qualidade do espetáculo.
As transmissões da TV transbordam chavões e clichês, diferenciando-se a ESPN nesse mar de tolices.
Os estádios construídos para a Copa fazem a gente ter vontade de ver os jogos, mas os preços estão proibitivos e as torcidas não foram reformadas, continuam com a mesma selvageria de sempre.
Trapalhadas se sucedem no órgão que deveria zelar pela qualidade do jogo, garantindo o conforto do torcedor e a lisura da disputa.
Ainda temos o racismo presente em algumas torcidas, exemplo maior vitimou o goleiro Aranha do Santos Futebol Clube (ver matéria aqui) e a homofobia. As brigas também são intermináveis. O pior é ouvir de algumas pessoas que isso é coisa do campo de jogo e deve ficar por lá.
Parece que o futebol tudo permite. É bom deixar claro que não permite não. A lei e a dignidade das pessoas devem ser observadas e preservadas.
Bem fez o Aranha em queixar-se na polícia e não dar ouvidos aos apelos hipócritas para “perdoar” a principal acusada de racismo. Como ele disse, ela está perdoa, mas deve pagar pelo crime que cometeu.
Acabo de ler no UOL (clique aqui) uma matéria sobre o Malcom, menino craque que está despontando no Corinthians.
A história é a mesma de inúmeros dos nossos craques de bola: menino que veio da favela e carrega a esperança de redenção social, sua e da família!
O que me deixou surpreso foi a afirmação de que ele abandonou os estudos no 2º ano do Ensino Médio. Como assim Corinthians? Essa joia rara precisa ser lapidada e, junto com as habilidades de futebolista e a parte física, ele precisa de escolarização formal, aprender Inglês e Espanhol (pelo menos). Isso é obrigação do clube proporcionar. Como um garoto pode abandonar a escola para trabalhar?
Os clubes deveriam ser obrigados a oferecer escola para os garotos da base, ainda mais um clube que ganhou inúmeras vantagens do poder público para construir seu estádio.

Nenhum comentário: