7.9.24

Até tu Sílvio?

Até tu Silvio?    

              

           Sílvio Almeida - ex-ministro dos Direitos Humanos Fonte: Metrópoles


        

                        Meus heróis morreram de overdose

                        Meus inimigos, estão no poder...

 

São três anos de atuação no programa de igualdade de gênero e sustentabilidade, aprendendo com as mulheres o quanto o patriarcado oprime e, para a surpresa de zero pessoas, em todas as turmas em média 50% das participantes relataram relacionamentos abusivos.

Sendo assim porque me surpreender com mais um caso de importunação sexual, principalmente com homens em posições de destaque e cargos superiores, uma vez que entre as mulheres daqui não houve surpresa?

Isto é provável porque eu li os livros de Silvio Almeida, eu assisti palestras dele e me emocionei com seu discurso de posse no Ministério dos Direitos Humanos. Não consegui compreender que uma pessoa que defende os direitos humanos, logo defende minorias sociais como mulheres, poderia…

Há tantas mentiras, distorções e difamações nestes tempos que talvez pudesse ser algo desse tipo, como disse o próprio em sua defesa, usando equivocadamente as estruturas do próprio ministério.

Pôxa era o Silvio, ele leva a bandeira dos direitos humanos e eleva a outro patamar a causa dos invisibilizados: “vocês existem e são importantes para nós”. Era só a fase denegação que ainda não tinha vivenciado.

Não se pode entrar em negação e deixar uma mulher vítimizada esperar ou se pronunciaré preciso agir rápido e com descrição. Ele não se afastou na hora ou se desculpou, era um indício claro. Desconfiei…

Embora não se deva misturar a causa dos direitos humanos à pessoa, a causa é muito maior, vamos penar por um bom tempo por conta dessa constrangedora exposição e equívocos políticos em série.

Minhas desculpas a todas que foram oprimidas, justamente por quem às deveria defender, e eu nem sequer às defendi no primeiro instante que soube do ocorrido!

É Silvio... Eu estava certo quando, ao concluir a leitura de Racismo Estrutural, pensei comigo que também o machismo era estrutural: ele está em todos nós formados nesta sociedade desigual e patriarcal.                                                                

Aperto na mente

Blog do Toni


Nenhum comentário: