8.7.08

CartaCapital tinha razão

Alguns alunos me perguntam, às vezes, por que insisto tanto na indicação de leitura da CartaCapital. A prisão de Daniel Dantas explica boa parte das minhas razões.
Abaixo reproduzo matéria do site da revista. Nela são relembradas as matérias e as capas que CartaCapital dedicou ao banqueiro das privatizações.
A revista do portal Terra, Terra Magazine, dá ampla cobertura ao episódio, por intermédio de seu editor, Bob Fernandes, autor de várias matérias sobre o dono do Opportunity para a respeitada publicação semanal.
Para quem não tem o hábito de ler a CartaCapital e foi apanhado de surpresa pelas prisões de hoje, recomendo a leitura dos links relacionados na matéria abaixo.
Dantas atrás das grades

Daniel Dantas e a cúpula de seu banco Opportunity foram presos em uma operação da Polícia Federal, denominada Satiagraha.
Além de Dantas, a ação da PF também prendeu o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta.
A operação é o ponto final de investigações que começaram há quatro anos e remontam ao esquema de desvio de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro que seria comandado pelo publicitário Marcos Valério.
Segundo informações da assessoria de imprensa da Polícia Federal, cerca de 300 agentes cumprem 24 mandados de prisão e 56 de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador.
O mesmo comunicado da PF faz referência à “existência de uma grande organização criminosa, comandada por um banqueiro, envolvida com a prática de diversos crimes”. A julgar pelas prisões efetuadas, o banqueiro em questão é Daniel Dantas.
A Polícia Federal ainda explica que, para cometer os crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação fiscal e formação de quadrilha o grupo de acusados “possuía várias empresas de fachada”.
Todos os acusados presos pela operação Satiagraha permanecerão na carceragem da Superintendência Regional da PF em São Paulo, no bairro da Lapa, zona oeste da capital.
Confira algumas das matérias de capa que CartaCapital fez sobre Daniel Dantas:
Relatório parcial da Polícia Federal aponta o banqueiro como mentor e líder de uma “quadrilha” de espionagem internacional (reportagem originalmente publicada na edição 330, de 23 de fevereiro de 2005)
Os segredos da esfinge A Justiça autoriza a quebra do sigilo do computador do Opportunity (reportagem originalmente publicada na edição 424, de 20 de dezembro de 2006)
Para ler a matéria na fonte: Dantas atrás das grades

Nenhum comentário: