27.6.09

Jornalista precisa de diploma?

Por decisão do STF, não!
Essa discussão é antiga.
A pendenga teve inicio em razão da lei que regulamentou o exercício da profissão de jornalista – exigindo o diploma – foi gestada em plena ditadura militar, na fase mais sombria, sob o comando do AI-5.
Penso que para ser jornalista o indivíduo tem que se comunicar com muita competência e ser ético no trato da informação. Nisso incluo, por exemplo, não se vender por meio dos famigerados “testemunhais”, tão comuns nos programas de jornalismo esportivo. E olha que tem mesa redonda por aí coordenada por professor de jornalismo!
Ao aceitar o principio de que a profissão pode ser exercida sem o respectivo diploma de Jornalista, não quer dizer que a tal profissão não deva obedecer a determinadas regras.
Talvez fosse o momento de discutir um Conselho Profissional, com código de ética e conduta, ou um exame de qualificação semelhante ao da OAB. Aliás, um belo caso para análise: se o advogado, para exercer a profissão, precisa passar por um exame tão rigoroso quanto o da OAB, por que a necessidade do título de bacharel em direito?
Um Conselho talvez seja uma boa solução, caminhando para a auto-regulamentarão.
A discussão é muito apaixonada. Abaixo fiz uma seleção de textos produzidos por jornalistas, juristas, estudantes etc. sobre o tema.

Ser ou não ser (diplomado), eis a questão
Contra a obrigatoriedade, a favor da regulamentação
O que penso a seis meses de me formar como jornalista
Péssima notícia
Vinganças do ministro Gilmar
Carta aos jornalistas sem-diploma

Nenhum comentário: