23.6.09

Mineradoras e governo do Peru unem-se contra os nativos

As notícias nos chegam em pequenas doses, homeopáticas, também pudera, são apenas latino-americanos!
Com exceção da CartaCapital, com ótimas matérias nas duas últimas edições – pena que não estejam disponíveis no site – a mídia grande pouco tratou do assunto. Quando o fez foi daquela maneira apressada, com pouca importância.
Por isso a importância da mídia “alternativa”.
Achei excelente matéria no site Amazonia.org.
Para ver fotos do conflito clique aqui.
Abaixo, parte do texto mencionado:

Massacre na Amazônia peruana resulta em saída de ministra - 09/06/2009

O confronto entre populações indígenas no Peru e o governo peruano culminaram, ontem (8), na renúncia da ministra peruana da Mulher e do Desenvolvimento Social, Carmen Vildoso, que saiu da pasta diante dos violentos conflitos entre indígenas e policiais, ocorridos em Bagua - região da Amazônia peruana - no final de semana e que deixaram pelo menos 33 mortos, entre nativos e militares.
Segundo informações da imprensa local, o motivo de sua renúncia foi o desacordo da então ministra frente à maneira que o Executivo enfrentou o conflito amazônico.
O conflito que culminou nas mortes começou na sexta-feira (5), quando policiais tentaram desbloquear uma rodovia que estava ocupada havia várias semanas por milhares de indígenas.
Outro que pode sair do governo peruano é o ministro da Agricultura, Carlos Leyton, que disse estar avaliando apresentar sua carta de renúncia para não ser "um obstáculo" no diálogo entre o governo e as comunidades tradicionais.


Para ler o restante da matéria clique aqui.

Nenhum comentário: