21.6.09

O Irã é um grande mistério para nós ocidentais

Sendo uma República Fundamentalista Islâmica o assombro é sempre maior, principalmente por parte daqueles que acham que tudo que não segue o padrão europeu não é civilizado.
Sempre lemos sobre o islamismo, particularmente sobre o Irã, com os olhos enviesados do preconceito.
A declaração de Lula, pondo em dúvida a fraude nas últimas eleições daquele país, serviu de munição para nossa mídia preconceituosa, sempre pronta a desqualificar o ex-torneiro mecânico, não por seus erros, mas sim por puro preconceito de classe.
No site Vi o Mundo encontrei um texto que merece ser lido com atenção. Abaixo segue um trecho dele:


Moussavi & Rafsanjani deram com os burros n'água

por M.K. Bhadrakumar*, no Asia Times Online

Tradução: Caia Fittipaldi

A política iraniana nunca é fácil de decifrar. A agitação criada em torno do resultado das eleições presidenciais da 6ª-feira passada intrigou muitos dos sempre presentes jornalistas e analistas autoproclamados decifradores bem informados dos códigos políticos iranianos. Tanto se escreveu sobre tantas pistas falsas que, hoje, já ninguém parece saber quem é quem na disputa política no Irã, e o que mais interessa a cada um.
O grande vitorioso foi o Líder Supremo, o Aiatolá Ali Khamenei; esse, sim, alcançou vitória retumbante. A 'eminência parda' da política iraniana, Akbar Hashemi Rafsanjani, é o perdedor, obrigado agora a lidar com os efeitos de uma acachapante derrota.
Resta saber se, afinal, estará caindo a cortina, depois de encerrado o último ato da tumultuada carreira do "Tubarão" –, apelido que 'colou' em Rafsanjani, desde o tempo em que nadava no poço sem fundo de intrigas que é o Parlamento (Majlis) iraniano. Naquele poço, Rafasanjani acostumou-se a nadar sem qualquer restrição, como predador político e como deputado porta-voz da Revolução Iraniana, desde os primeiros dias.

Para concluir a leitura clique aqui, vale a pena.

Nenhum comentário: