20.2.14

O que acontece na Venezuela?


A Venezuela passa neste momento por enorme conflito. De um lado uma oposição golpista, que não consegue ganhar no voto e tenta dar o golpe. Do outro o presidente Nicolás Maduro, herdeiro político de Hugo Chávez. 
A mobilização política na Venezuela sempre foi muito intensa e, frequentemente, as tensões descambam para o conflito e a pancadaria.
Hugo Chávez foi eleito e reeleito, além de ser aprovado num processo revogatório, que consiste num plebiscito no qual os eleitores dizem se o ocupante do cargo em questão termina o mandato ou não.
As eleições venezuelanas são sempre acompanhadas por órgãos internacionais, tais como a ONU e a OEA, além de ONGs, como o Centro Jimmy Carter.
A mídia é controlada por algumas famílias, assim como no Brasil, mas isso levou a uma forte reação no 2º mandato de Chávez, que construiu uma mídia estatal, que tem na TeleSur sua maior representação. Ainda assim 80% da TV estão nas mãos da oposição.
Gostaria de sugerir alguns vídeos que são esclarecedores.

No primeiro a Globonews resolveu debater a situação da Venezuela hoje e chamou para tal o professor José Augusto Guilhon – professor de RI da FEA-USP – e Igor Fuser, também professor de RI, mas da UFABC. Igor Fuser dá uma aula sobre Venezuela e ainda dá um pito na mídia e na Globo.
É só clicar aqui.
 
No segundo vídeo George Galloway, parlamentar britânico, detona um almofadinha, formado pela CNN e a mídia reacionária.

No terceiro um documentário forte e emblemático, que desnuda o papel de mídia e as técnicas de manipulação utilizadas no golpe contra Chávez em 2002.

Nenhum comentário: