8.9.22

Qual independência?

O Brasil nunca foi independente, sempre tivemos “donos”, fossem as metrópoles ou as elites locais, associada aos colonizadores.


E, para piorar, nossas elites nunca tiveram um projeto de nação, sempre preocupadas com a exploração do povo e contentes com as migalhas que caem da mesa dos colonizadores.

Basta olhar com atenção para nossa história, que é sempre marcada pelo entreguismo e pela espoliação do povo.

Foi assim na Independência, pela qual indenizamos os portugueses, comprando a independência de Portugal e nos enredando com a Inglaterra, para depois passarmos a esfera de dominação dos EUA.

Também a Proclamação da República foi um acerto feito pelas elites, tendo o povo apenas como massa de manobra

E assim sucessivamente, com golpes de estado aqui e acolá, com a violência das armas e o servilismo das Forças Armadas sempre que os avanços do campo popular chamavam a atenção.

Prevaleceu sempre o atraso da elite agrária sobre o projeto de nação.

Quando conquistamos alguns avanços eles são contidos por articulações escrotas, foi assim no governo João Goulart, quando o Brasil foi interrompido pela ditadura cívico militar de 1964, foi assim com os tímidos avanços dos governos petistas no início deste século.

Assim vai o Brasil, padecendo sob o jugo das elites, juntamente com a América Latina, onde hoje prevalecem os golpes patrocinados pela máquina judiciária, travestindo o que sempre fizeram com o poder das armas por uma pretenda legalidade.

É as desculpas se aprimoram. Em 1964 era a ameaça comunista, agora é a ameaça da conquista de direitos por parte da imensa maioria. Antes eram as igrejas, o rádio e os jornais contra o comunismo, agora são as fake news, ou melhor dizendo as mentiras propagadas pelas redes sociais

Nenhum comentário: