13.4.07

Hélio Globo

Na edição de hoje da Revista Nova-e o jornalista Altamiro Borges nos informa quem o tal Hélio Costa, este ministro que parece intocável, briga com todos, diz falas contrárias as do próprio presidente, ofende a Venezuela, ataca o ministro Gilberto Gil, desrespeita a democracia de maneira contumaz e continua por aí, dono do Ministério das Comunicações, cumprindo o duplo papel de fiscal dos meios de comunicação e de proprietário de rádio e TV ao mesmo tempo.

Hélio Costa, o intocável da Globo

Altamiro Borges

Após ser reconduzido ao cargo pelo presidente Lula, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, parece que resolveu sair da penumbra. Em menos de um mês, o homem de confiança da TV Globo já comprou três polêmicas enviesadas: criticou de forma inábil a televisão estatal venezuelana, criando uma saía justa à diplomacia brasileira; agrediu o Coletivo Intervozes, uma ativa entidade de luta pela democratização da mídia; e desrespeitou o Fórum das TVs Públicas, encabeçado pelo Ministério da Cultura e a Radiobrás, ao defender a estranha criação da TV do Executivo. Estas atitudes intempestivas e conversadoras só atestam que o governo errou novamente ao confirmar seu nome para o estratégico Ministério das Comunicações.
Todos estes tropeços tiveram origem no debate sobre a urgência da montagem de uma rede pública de TV como forma de ser contrapor às manipulações da ditadura midiática no Brasil. Talvez de forma desatenta, o atual ministro deixou aflorar a sua conhecida defesa dos monopólios dos meios de comunicação. O que antes ele fazia nos bastidores, privilegiando os “latifundiários” do setor – como na perseguição às rádios comunitárias, na imposição do restritivo modelo japonês de TV digital, no cerceamento ao debate sobre a democratização da mídia e em outros episódios sombrios –, agora ele trouxe à tona de maneira agressiva e explícita. Sentindo-se provocado, o intocável representante das Organizações Globo escancarou sua face.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

Nenhum comentário: