20.6.07

Deu no The New York Times

Embora eu não pertença ao time do picolé de chuchu, que segundo Luís Inácio aceita tudo que deu no NYT, uma notícia na matéria traduzida hoje pelo UOL Mídia Global surpreendeu-me: Índios do Amazonas enfurecidos com a venda de amostras de sangue colhidas anos atrás (clique no título para ler a matéria, mas só para assinantes do UOL).
A matéria apresenta a indignação da tribo amazônica Karitiana ao ter conhecimento da comercialização de seu sangue pela Internet, bem como de outras tribos como a dos Ianomâmis.
Tal “empreendimento” é levado a cabo pela Coriell Cell Repositories, uma entidade sem fins lucrativos em Camden, Nova Jersey, por módicos US$ 85,00.
Os nativos dizem que foram enganados por pesquisadores estrangeiros e brasileiros, enquanto a empresa os cientistas alegam ter feito tudo dentro do rigor da lei.
Os karitiana querem indenizações, já os ianomâmis querem a devolução das amostras.
A FUNAI, órgão responsável pelos indígenas brasileiros, afirma que jamais autorizaria a obtenção de amostras de sangue nestas condições.
Sabe-se que para a ciência – leia-se indústria químico-farmacêutica – tais amostras são valiosas em razão destes grupos estarem à época relativamente isolados, portanto “puros” das doenças disseminadas em nossa sociedade.
Só falta alguma empresa aparecer com a patente do DNA de algum grupo nativo...

Nenhum comentário: