14.6.08

Estou de volta!

Ontem terminamos mais um estudo do meio no Vale do Paraíba, o terceiro realizado com os alunos do Pueri, unidade Verbo Divino.

Para quem não é do ramo, explico. Estudo do Meio compreende uma série de atividades, dentre elas algumas que chamamos de pré-campo, realizadas em sala de aula, num período anterior à viagem. Neste caso, aulas de Química, Geografia, Física, História e Português, relacionadas aos temas que foram investigados no trabalho de campo. O trabalho de campo, que às vezes confunde-se com viagem ou passeio, é fundamentalmente de pesquisa e contato direto com a realidade, isso acontece por meio de visitas técnicas e entrevistas com população do local estudado.

O Estudo do Meio não termina com a viagem, ele prossegue com a sistematização dos dados colhidos e comparação com registros documentais em livros, periódicos, sites etc.

No nosso caso começamos os registros no período anterior à viagem, com orientações e recomendações de leituras e da própria viagem, feitos no blog Pueri no Vale (clique no título para acessá-lo).

O trabalho é exaustivo, mas de resultados excelentes, não só no tocante à produção de conhecimento, mas também com relação à postura dos alunos e também no relacionamento entre eles e com as realidades visitadas.
Abaixo um pouco das imagens colhidas.

Nenhum comentário: