9.8.08

Leituras selecionadas da semana

Como prometi, cá estou novamente!
Semana instigante: início das competições dos Jogos Olímpicos de Beijing, aquecimento dos debates nas presidenciais estadunidenses e também nas municipais por aqui, início da guerra entre Geórgia e Rússia e referendo revogatório na Bolívia.
Sobre este último tema a Agência Carta Maior apresenta ótimo e esclarecedor texto, basta clicar aqui para acessá-lo. Naquilo que me diz respeito estou aqui na torcida por Evo Morales e seu projeto de governo.
A Geórgia parece ter jogado pesado na invasão à Ossétia do Sul, não contava com a reação russa.
Se de um lado pode parecer contraditório o apoio da Rússia a autonomia da região da Ossétia do Sul, uma vez que nem admite discutir autonomia semelhante para a Chêchenia, por outro lado a própria Rússia havia alertado os europeus e a ONU para o risco desta fragmentação territorial a partir da secessão do Kosovo.
A BBCBrasil faz uma exposição bem didática sobre este conflito, clique aqui para ler.
Nossas eleições municipais continuam em período de aquecimento. Das capitais o quadro que mais me surpreende é o de BH. Lá, Jô Moraes do PC do B, aparece na dianteira das pesquisas e o candidato do governador Aécio Neves (PSDB) e do prefeito Fernando Pimentel (PT), Márcio Lacerda (PSB), amarga o 3º lugar nas pesquisas.
A melhor cobertura das municipais vem do site Vi o Mundo, do Luiz Carlos Azenha, é só clicar aqui e acessar.
Já sobre as eleições no império prefiro a cobertura do blog A escolha do próximo porteiro.
Nas coberturas dos grandes eventos esportivos sempre prefiro a ESPN Brasil. Profissionais ao extremo, zelosos e verdadeiros. Até torcem, afinal ninguém é de ferro, mas sem as patriotadas da TV aberta.
O Guia de Pequim 2008 preparado pela ESPN é supimpa! Clique aqui e confira.
Como sou assinante da NET tenho mais canais SporTV, com uma cobertura muito informativa e decente também.
Embora tenha clareza sobre todo o aspecto comercial e político envolvido no evento, sempre acompanho algumas modalidades: judô, ginástica olímpica, vôlei, futebol – principalmente o feminino – e handebol.
No caso da ginástica tenho uma simpatia enorme pela Jade Barbosa, tomara que tenha sucesso.

2 comentários:

Roy Frenkiel disse...

Obrigado pela recomendacao. Estou votando no canal NBC para melhor canal do mundo :P.

abraxao

RF

Anônimo disse...

Certamente os stalinistas vão se deliciar com o aparato de Estado da capital mineira (assim como os mesmos e os pelegos do PT se deliciam de aparatos como a Apeoesp, a CUT, e a central sindical fantasma CTB), assim como qualquer outro candidato que tenha condições de ganhar faria - a grande maioria das campanhas, inclusive a do PSOL em algumas capitais (como Porto Alegre, em que o PSOL se recusou a fazer frente com partidos da esquerda - PSTU e PCB - para se coligar ao PV...), são financiadas por bancários, construtoras e outros empresários...

E você, professor, vai votar em quem na prefeitura? E pra vereador?

Aumento geral de salários!
Só a luta muda a vida!


Dirceu Travesso 16016
Ivan Valente 50