24.1.09

Demorou!

Leio na Agência Brasil a notícia que segue:

Ministério estuda sanções para empresas que receberam recursos do governo e demitiram Vinicius Konchinski Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, afirmou hoje (24) que o Departamento Jurídico do ministério está estudando formas de punir empresas que receberam recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ou do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e mesmo assim demitiram funcionários. Segundo ele, as leis que criaram os dois fundos prevêem que companhias beneficiadas por empréstimos devem garantir o emprego dos contratados. As sanções cabíveis serão divulgadas na próxima semana.
“A lei que criou o FAT e a lei que criou o FGTS já dizem sobre essa garantia do emprego. Eu só vou cumprir”, disse ele, em entrevista coletiva, após discursar na festa do Dia do Aposentado organizada pelo sindicato da classe. “Na semana que vem, o [departamento] jurídico [do ministério] vai me dar um parecer jurídico informando tudo o que pode ser feito.”
De acordo com o ministro, saber quais as empresas receberam dinheiro dos fundos e demitiram é muito fácil. Ele afirmou inclusive que já sabe quais são as companhias que se enquadram nesta situação. “Eu já tenho tudo o que foi investido, já tenho a lista de todo mundo que contratou e demitiu, e agora nós vamos ver o que pode ser feito.”
Lupi disse também que a análise das sanções está sendo feita caso a caso. Disse ainda que há possibilidade de punir até as companhias que já tomaram empréstimos há tempos e que começaram a demitir recentemente. “A lei não retroage, mas tem validade a partir do momento de sua edição. Eu vou me basear na lei.”
Segundo o ministro, caso sejam necessárias regulamentações adicionais para que sejam aplicadas as punições, ele mesmo vai reivindicá-las aos conselhos curadores do FAT e do FGTS e também ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Pois é isso mesmo senhor ministro! Quer dizer que os caras fazem negócios equivocados, apostam no fracasso do país, pegam dinheiro dos trabalhadores e depois os demitem! E ainda tem gente que defende o modelo de capitalismo sem riscos e sem obrigações sociais!
Pasmei com a notícia das automobilísticas. No Brasil elas têm lucro, com recordes sucessivos de vendas, recebem R$ 4 bilhões do governo federal, aqui em Sampa mais R$ 4 bilhões do governo estadual e ainda têm a cara de pau de anunciar demissões!
Chama o Protógenes, o De Sanctis...

Um comentário:

Renato Couto disse...

Como podem estas empresas automobilísticas (que palavra) estarem precisando de recurso? Se a cada mês, falam em recordes de vendas de automóveis? Só uma explicação: Está se vendendo (somente) à prazo e já tem muita gente inadimplente, será? SE for o caso, preparem os lenços, pois os automóveis nacionais, serão como a casa dos yankees...