19.1.09

O mito da neutralidade

Costumo afirmar nas minhas aulas de apresentação que não existe ninguém neutro, seja professor, jornalista, religioso etc.
Todos nós somos formados em sociedade, com a influência de nossos familiares, amigos, professores e tantos que nos cercam.
Dessa forma fica impossível exercer uma atividade com neutralidade, pois é impossível despir-se de toda uma história de vida para entrar numa sala de aula ou escrever um texto jornalístico.
No entanto, precisamos ter o cuidado de mostrar o “outro lado”, mesmo que discordemos dele, e mais ainda, não nos transformamos em pregadores e panfletários fanáticos, renunciando assim à missão de educar.
Isso não significa esconder a opinião, mas ter o cuidado de mostrá-la como tal e respeitar a opinião diversa ou, melhor ainda, apresentá-la ao grupo.
Por outro lado não significa que sejamos obrigados a ter opinião sobre tudo.
Assim conduzo minhas aulas e também este blog.
Sintam-se à vontade para manifestar quaisquer opiniões, desde que obedeçam ao que está informado logo no início:
“... Não aceito postagens anônimas, ofensivas, injuriosas ou preconceituosas, ou que não possam ser respondidas - para isso é necessário um e-mail válido - de resto faça desse blog o seu espaço de reflexão.”

2 comentários:

Aura Sacra Fames disse...

Paulo Freire já dizia que na educação é impossível ao educador ser totalmente neutro, o que vale é expor os dois lados e fazer o aluno refletir e escolher aquele que lhe parece mais justo, pois caso contrário estaremos sendo tão dogmáticos e alienadores como aqueles que criticamos.


Abraços
aurasacrafames.blogspot.com

Cássio Augusto disse...

Há um livro com o título "O Mito da Neutralidade Científica"... mas no momento não me recordo o nome do autor!!!