10.6.09

Policia agride estudantes, funcionários e professores da USP

Mais uma vez a USP está em greve! Trabalhadores só chegam a este recurso extremo quando a intransigência do patrão ou a necessidade os leva.
Conhecemos de sobra o autoritarismo reinante no governo estadual, inflexível no trato com os profissionais da educação, embora muito flexível com outros segmentos, digamos, melhor posicionados na pirâmide social.
Como cantam os Titãs:

Dizem que ela existe pra ajudar
Dizem que ela existe pra proteger
Eu sei que ela pode te parar
Eu sei que ela pode te prender
Polícia para quem precisa
Polícia para quem precisa de polícia
Dizem pra você obedecer
Dizem pra você responder
Dizem pra você cooperar
Dizem pra você respeitar
Polícia para quem precisa
Polícia para quem precisa de polícia

Tony Bellotto

Na Agência Carta Maior encontrei um relato sobre o ocorrido ontem. Triste de ler. As lembranças das ações da Ditadura fazem todo sentido.
O relato é do Prof. Dr. Pablo Ortellado, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, da Universidade de São Paulo leiam trechos:

Hoje, as associações de funcionários, estudantes e professores tinham deliberado por uma manifestação em frente à reitoria. A manifestação, que eu presenciei, foi completamente pacífica. Depois, as organizações de funcionários e estudantes saíram em passeata para o portão 1 para repudiar a presença da polícia do campus. Embora a ADUSP não tivesse aderido a essa manifestação, eu, individualmente, a acompanhei para presenciar os fatos que, a essa altura, já se anunciavam. Os estudantes e funcionários chegaram ao portão 1 e ficaram cara a cara com os policiais militares, na altura da avenida Alvarenga. Houve as palavras de ordem usuais dos sindicatos contra a presença da polícia e xingamentos mais ou menos espontâneos por parte dos manifestantes. Estimo cerca de 1200 pessoas nesta manifestação
Nesta altura, saí da manifestação, porque se iniciava assembléia dos docentes da USP que seria realizada no prédio da História/ Geografia. No decorrer da assembléia, chegaram relatos que a tropa de choque havia agredido os estudantes e funcionários e que se iniciava um tumulto de grandes proporções. A assembléia foi suspensa e saímos para o estacionamento e descemos as escadas que dão para a avenida Luciano Gualberto para ver o que estava acontecendo. Quando chegamos na altura do gramado, havia uma multidão de centenas de pessoas, a maioria estudantes correndo e a tropa de choque avançando e lançando bombas de concussão (falsamente chamadas de “efeito moral” porque soltam estilhaços e machucam bastante) e de gás lacrimogêneo. A multidão subiu correndo até o prédio da História/ Geografia, onde a assembléia havia sido interrompida e começou a chover bombas no estacionamento e entrada do prédio (mais ou menos em frente à lanchonete e entrada das rampas).

Para ler o relato na íntegra, clique aqui.

Fonte: Agência Carta Maior – 10/06/09.

3 comentários:

Mamãe disse...

Grande Toni!! Fui seu aluno no Cursinho da Poli e agora estou no terceiro ano de história na USP. Nunca imaginei que fosse presenciar cenas como a terça feira, quando a tropa de choque "empurrou" os alunos desde o portão 1 até o prédio de história e geografia, e mais: lançou bombas dentro do estacionamento, quando os estudantes já haviam deixado de confrontá-los, e começavam a organizar uma assembléia. Estava na espectativa de quando você iria escrever sobre a greve na USP e sobre a truculência do Serra e da Suely Vilela, atual REItora da USP. Aproveito este este comentário pra divulgar o blog da greve, mantido pelos estudantes de história e geografia: http://2009uspgreve.livejournal.com/
Além de acompanhar as notícias, indico o texto escrito pelo Xavier da geografia. Abraços.

Guilherme Ragazzi

Fora PM da USP!
Fora PM do mundo!


Guilherme Ragazzi

Carlos Renato disse...

Caro Professor Toni.
A truculência tucana não encontra limites, e pensar que eu um dia cheguei a pensar que o PT mesmo em sua fase mais tenebrosa, era igual ao PSDB.
Educação, diálogo e respeito para tucanos, apenas é dispensada para a elite ou aqueles que financiam suas atrocidades.

FORA PSDB DE SP
E CARREGUE ESSA PM CORRUPTA E INCOMPETENTE COM VCS

Prof Toni disse...

A truculência junta-se com a incompetência!