12.8.09

Até tu, Marina Silva?

A nobre senadora, no exato sentido da palavra nobre, ameaça abandonar o PT, migrar para o PV e candidatar-se ao cargo de presidente da república.
A senadora é uma legítima petista, do tempo que a utopia guiava o partido e a ideia era fazer política de um jeito diferente, com participação das bases e sem personalismos.
A construção do partido e a sua chegada aos diversos cargos executivos mostraram que entre o que se diz e o que se faz há uma diferença enorme.
Algumas honrosas exceções marcaram essa época: o recentemente falecido deputado federal Adão Pretto – clique aqui para saber quem ele foi – e a senadora Marina da Silva.
Alguns outros que mereceriam destaque foram-se para outras legendas.
Sinceramente, pensei que a senadora abandonaria o partido quando perdeu a queda de braço para o Mangabeira Unger e o pessoal do agronegócio na condução da política ambiental para a Amazônia.
Ali Lula cometeu uma enorme traição, mais uma, às históricas bandeiras do PT e daqueles que seguiram com ele na caminhada até o Planalto.
Ela manteve-se serena.
Diante das movimentações desta semana não sei o que pensar.
Tenho enorme respeito e admiração por Marina Silva, mas migrar para o PV? Partido associado aos tucanos, liderado por um fanfarrão do porte do Gabeira em nada vai acrescentar à sua biografia.
Pior se sair candidata à presidência da república por esse saco de gatos, supostamente de plataforma verde.
Tem razão quem diz que se isso acontecer ela fortalecerá a oposição mais reacionária, encarnada por DEM-PSDB.
Por outro lado, como continuar sua batalha dentro do PT?
Alguns articulistas defendem que ela force uma prévia, mobilizando o partido e talvez rejuvenescendo-o com tal atitude.
Poderia ser a portadora de uma enorme discussão interna, inclusive retomando as questões da democracia e da participação das bases na condução do partido.
Penso apenas que ela não deve cair no personalismo e despolitização da luta política, o que, sem sombra de dúvida, acontecerá se migrar para o PV e candidatar-se a presidência da república.
Às vezes tenho recaídas utópicas!

2 comentários:

Herivelton disse...

Cara, me ajude a enteder: por que o PT não tem prévias? Ou tem? E se tivesse, será que a Dilma sairia candidata?

Prof Toni disse...

Então, por que? Eu não votaria nela contra Marina, por exemplo.