26.8.09

Dilma x Lina: mais uma crise fabricada

No Terra Magazine entrevista com Everardo Maciel, secretário da Receita durante o governo FHC, portanto longe de ser petista, coloca lenha na fogueira sobre a crise da hora.
Bob Fernandes, aquele jornalista que toda vez que leio convence-me de que como foi acertada a minha decisão de não fazer jornalismo - perto dele seria muito medíocre - oferece lição de correção na entrevista.
(...) Dito isso, vamos ao que, sem meias palavras, afirma Everardo Maciel sobre os rumorosíssimos casos da dita "manobra contábil" da Petrobras - que desaguou numa CPI -, da suposta conversa entre a Ministra Dilma Rousseff e a ex-Secretaria da Receita Lina Vieira e da alardeada "pressão de grandes contribuintes", fator que explicaria a queda na arrecadação:
- Não passam de factóides. Não passam de uma farsa.
Sobre a suposta manobra contábil que ganhou asas e virou fato quase inquestionável, diz o ex-Secretário da Receita Federal de FHC:
-É farsa, factóide... a Petrobras tem ABSOLUTO DIREITO (NR: Destaque a pedido do entrevistado) de escolher o regime de caixa ou de competência para variações cambiais, por sua própria natureza imprevisível, em qualquer época do ano. É bom lembrar que a opção pelo regime de caixa ou de competência não repercute sobre o valor do imposto a pagar, mas, sim, a data do pagamento. Essas coisas todas são demasiado elementares.
Clique aqui para ler a matéria na íntegra.
Melhor ainda, o Terra Magazine dá voz ao outro lado. Ouviu também o arquiteto das denuncias, o senador do DEM/RN, Agripino Maia:
O líder do DEM no Senado, Agripino Maia (RN), rebate a entrevista dada a Terra Magazine pelo ex-secretário da Receita, Everardo Maciel, que permaneceu no cargo durante o governo FHC. O parlamentar admite que Maciel é próximo a seu partido e estranha as declarações do ex-secretário, que chamou de "farsa e factóide" as acusações feitas contra a Petrobras e a ministra Dilma Rousseff.
Sobre o suposto encontro entre a também ex-secretária da Receita, Lina Vieira, e a ministra Dilma, o líder do DEM ataca avaliação de Maciel:
- É a opinião dele, que é técnica. A opinião dele é técnica e não abrange a conotação política que o Brasil todo está interessado em esclarecer. (...) Não se trata de uma avaliação técnica, mas política que deve ser feita no campo político e por políticos.
Clique aqui para ler toda a entrevista.

Nenhum comentário: