1.8.09

Cidadania, a gente se vê por aqui

É comum vermos discursos autopromocionais nos meios de comunicação que compõem a mídia corporativa.
Vendem a imagem de gente boa com muita criatividade e com campanhas dispendiosas.
Quando o exercício pleno da cidadania se faz necessário, omitem-se.
Além de cidadania a imprensa tem certas obrigações, implícitas e explícitas, que não podem ser abandonadas.
Não vou voltar a falar do sensacionalismo do tratamento dado a “gripe suína”, mas sim da ausência de uma manifestação cidadã, principalmente das redes de TV.
Com a penetração que tem no território nacional poderiam, facilmente, transformar-se no maior instrumento de prevenção da influenza A junto à população.
E onde estão nossos publicitários, premiados no mundo inteiro por sua excelência e criatividade?
Estava hoje imaginando peças publicitárias – com animações e algum senso de humor, se possível – instruindo a população a lavar as mãos, proteger boca e nariz com o lenço ao tossir e espirrar, evitar aglomerações etc.
Que tal o Maurício de Souza ceder o Cascão e toda a Turma da Mônica para este grande empreendimento?
Já imaginaram tais peças sendo vistas por milhões de brasileiros nos intervalos das novelas, jogos de futebol, programas de variedades que inundam manhãs e tardes do brasileiro?
Este deveria compor o papel social da TV – e da mídia de forma geral – que está declarado na Constituição e que os proprietários dos impérios tanto falam.

Nenhum comentário: