20.7.10

Documentário reconstrói o crash da Bolsa de 1929 com imagens raras

Al Capone, Ku Klux Klan, Cotton Club, todos símbolos históricos de um período misto de ascensão e queda financeira dos EUA, ressurgem no filme 1929: O ano da quebra da Bolsa de Nova Iorque. Vai ao ar nesta quarta (21/7), às 22h, na TV Cultura
Há 81 anos, o mundo financeiro desmoronou diante da quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque. Cerca de US$ 20 bilhões viraram pó, nove mil bancos fecharam as portas, investidores endinheirados faliram, ruas e vielas se amontoaram de sem-teto. Até uma onda de suicídios encobriu a capital econômica do planeta.
Para relembrar esse momento, a TV Cultura resgata o panorama da vida norte-americana antes e depois da crise no documentário 1929: O ano da quebra da Bolsa de Nova Iorque. Vai ao ar nesta quarta (21/7), às 22h, na faixa Cultura Mundo.
O destaque do vídeo é o número incontável de imagens de arquivo usadas para reconstruir diversos períodos históricos que entremearam o crash da Bolsa. Elas recuperam, em frames, o fordismo, Al Capone, a vida agitada do Cotton Club, antigo reduto do jazz, o momento áureo do cinema mudo de Charles Chaplin e o do sonoro, debutado por Al Johnson, a Ku Klux Klan, entre outros símbolos históricos.
O documentário é tão rico no quesito pesquisa que até resgata um pronunciamento do então presidente americano Franklin Delano Roosevelt, responsável por insuflar de esperança a população do seu país ainda atormentada pela grande depressão de 1929.
1929: O ano da quebra da Bolsa de Nova Iorque é da produtora britânica HTI e distribuído aqui, no Brasil, pela Synapse.

Nenhum comentário: