31.1.08

Os cartões corporativos

A nova coqueluche da mídia é o uso dos cartões corporativos, particularmente dos ministros Matilde Ribeiro (Igualdade Racial), Orlando Silva (Esportes) e Altemir Gregolin (Pesca).
Clique aqui e leia o que publicou hoje a Folha Online sobre o tema. Aqui o publicado pela Revista Época. A Revista Veja aborda o tema aqui. Já a Agência Brasil (oficial – Radiobrás) aqui, não esqueça de ler os links laterais.
Questões de fundo, que os repórteres não perguntaram aos ministros Paulo Bernardo e Jorge Hage, que deram coletiva sobre o tema hoje (embora eles tenham respondido algumas assim mesmo):
1) Quem inventou essa história de cartão corporativo e para que serve?
2) Quais as regras para usá-lo e quais as situações de impedimento?
3) Facilita ou dificulta o controle sobre as despesas públicas?
4) Todas as informações podem ser consultadas livremente por qualquer cidadão?
E algumas outras ainda caberiam.
Assisti esta entrevista pela Record News e na lembrança ficaram as seguintes informações:
- O cartão corporativo melhorou o controle de despesas do governo.
- Comparando as despesas semelhantes do ano de 2001, quando os cartões começaram a ser implantados, com as de hoje, percebe-se uma boa redução das mesmas.
- Os controles são tão transparentes que permitiu à imprensa levantar o que ela aponta como excessos de alguns servidores, funcionários de carreira ou ministros.
- A CGU investiga o sistematicamente o uso de cartões e quando encontra movimentos inexplicáveis remete relatório para o TCU.
Isso foi o que ficou de mais importante, além da percepção da burrice latente de muitos jornalistas, incapazes de entender o que falava o ministro Paulo Bernardes, claro e simples na comunicação – ou desejosos de aparecer em rede nacional.
Pelo que li na imprensa é claro que temos abusos, pontuais, dado o número de cartões em uso. Que se investigue!

Nenhum comentário: