11.5.08

O caso FARCs, ou Como a Veja ilude os seus leitores

Luis Nassif (clique aqui caso não conheça o blog dele) continua denunciando o péssimo jornalismo da revista Veja. Com textos certeiros Nassif “mata a cobra e mostra o pau”, conforme o dito popular.
Ao esmiuçar a lógica perversa do panfleto semanal ele nos fornece aulas de bom jornalismo e de cidadania.
O que as matérias de Nassif questionam não é o fato de a revista tomar partido, mas sim a maneira como ela manipula os leitores, sem nenhuma sombra de consciência ou bom trato da notícia.
Segundo números alardeados pela própria publicação ela vende 1 milhão de exemplares por semana, seria esse o número de leitores enganados?
Vejam um trecho da última matéria do Luis Nassif:

Na edição de 16 de março de 2005, Veja cometeria mais um de seus malabarismos editoriais, com a matéria “Tentáculos das FARC no Brasil”.
Foi matéria de capa. A ilustração era uma metralhadora e o texto incriminador:
“Espiões da ABIN gravaram representantes da narcoguerrilha colombiana anunciando doação de 5 milhões de dólares para candidatos petistas na campanha de 2002”.
Depois, outro texto:
“PT: militantes serão expulsos se pegaram dinheiro das Farc”.
Havia excesso de textos na capa, ferindo princípios básicos de clareza editorial. A revista estava em plena campanha, na sucessão de capas sobre Lula. E pouco se lhe interessava saber da consistência ou não das matérias. Nas páginas internas, ficaria mais claro o estilo Veja de criar matérias através da manipulação de ênfases.


Para ler a matéria na íntegra e também as outras sobre a Veja, basta clicar aqui.

Nenhum comentário: