27.3.09

Manoel Fiel Filho: uma homenagem

Felizmente já temos farto material na Internet sobre os desmandos dos ditadores brasileiros.
Infelizmente o governo não ousou confrontar os milicos e abrir a documentação oficial, muito mais farta, sobre esse período sombrio. Enquanto isso não acontece tenho certeza de que muita coisa se perderá.
Dentre as lembranças destes tempos amargos, devemos destacar alguns assassinatos.
Não que uma ou outra morte tenha mais importância do que as demais. Algumas delas marcaram momentos de muita tensão e de sinais de mudança.
A de Vladimir Herzog primeiro e a de Manoel Fiel Filho depois.
Hoje registro a morte de Manoel. Operário, simpatizante do PCB e apenas isso, apanhou até morrer nas celas do DOI-CODI.
Vejam matéria do Vermelho.org em 17/01/2006:


Manoel Fiel Filho cometera em meio à ditadura militar o "crime" de receber das mãos de seu camarada Sebastião de Almeida o jornal "A Voz Operária". Foi preso no dia 16/01/1976 por dois agentes do DOI/Codi para onde foi levado e torturado sob acusação de pertencer ao PCB. No dia seguinte (17/01/1976) foi acareado com Sebastião e nada confessou. Foi novamente torturado, desta vez até a morte.
Nota oficial afirmava que havia se enforcado na cela com as próprias meias. Entretanto, segundo companheiros de trabalho de Manoel, no momento em que foi preso ele estava de chinelos. Posterior análise do corpo identificou hematomas generalizados, principalmente na testa, pulsos e pescoço, sinais evidentes de tortura. Sua morte comoveu e revoltou o país, culminando por obrigar o então presidente nomeado, general Ernesto Geisel, a exonerar o comandante do segundo exército, General Ednardo D’Ávila Melo.
Em ação judicial movida pela família, a União foi responsabilizada por tortura e assassinato.
Leia a seguir breve biografia de Manoel Fiel Filho feita pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, por ocasião do lançamento do livro "Manoel Fiel Filho: quem vai pagar por este crime?", Editora Escrita, encontrado no antigo arquivo do Deops/SP (fonte: Grupo Tortura Nunca Mais):

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

Nenhum comentário: