25.2.07

Política Externa brasileira na capa da CartaCapital


Como na última vez que escrevi sobre a revista reconheci-a insossa, sou obrigado a usar um único adjetivo para explicar a edição desta semana: soberba!
A matéria Especial é sobre Barack Obama, pré-candidato a presidente do EUA pelo Partido Democrata. A matéria é do The Oberver e infelizmente não está on-line.
A melhor matéria, um conjunto de três na verdade, trata da nossa política externa. No portal temos a entrevista com Afonso Arinos, clique aqui para lê-la.
Para quem se preocupa com o futuro do MERCOSUL a matéria sobre as eleições no Paraguai também é imperdível. Clique aqui para acessá-la.
Para quem não se dispõem a gastar na banca ou com assinatura da revista, sugiro não deixar passar nenhum link ativo da revista, aproveitando ao máximo tudo que está disponível on-line.
A revista continua dando um banho de bom jornalismo!

A Época também colocou o santo na capa



Frei Galvão - A vida, a obra e as curas milagrosas do primeiro santo brasileiro, este é nome da matéria de capa da revista Época. (Clique aqui para acessá-la, em parte).
Não entendo o tamanho destaque para o caso.
Os jornalistas poderiam pelo menos tentar explicar o sentido disso, nesse momento de avanço das religiões e seitas evangélicas no país, especular os interesses do Vaticano e o viés político de tal medida.
Merece atenção a matéria Para onde vão nossos diamantes (clique no título para ler). Trata da exploração de diamantes por contrabandistas numa reserva dos índios Cintas-largas em Rondônia.
A revista apresenta também uma matéria sobre reforma ministerial. Para lê-la clique aqui. Embora a matéria esteja recheada de piadinhas de gosto duvidoso, não deixa de ser interessante para quem se preocupa com análise política.

Os guerrilheiros também amavam


A Istoé apresenta trechos de um diário escrito por Carlos Lamarca durante sua curta permanência na Bahia, antes de ser fuzilado por uma patrulha do Exército.
Leia a matéria clicando aqui.
Interessante a entrevista com Paulo Maluf (clique aqui para ler). Lá pelas tantas ele diz que Lula “malufou’, tornou-se um liberal e que defende as idéias liberais com mais ardor do que ele próprio o fez na sua longa trajetória política.
Não deixe de ler a matéria Um mundo, um sonho: A volta à China 30 anos depois (clique no título para ler). Escrita pelo senador Eduardo Suplicy rememora sua primeira viagem à China, em 1976.

O santo brasileiro está na capa de Veja


A principal matéria de Veja trata da canonização de Frei Galvão. Matéria na linha “até que enfim um santo brasileiro”. O que isso melhora nossa vida?
Para quem gosta é só clicar aqui e ler a matéria.
No tocante a política nacional a matéria À procura de uma vitrine na Esplanada (clique no título para ler a matéria) está razoável, em se tratando de Veja. Tem algumas escorregadas, dentre as principais: 1 – para a revista foi FHC quem criou o Plano Real; 2 – Ciro Gomes faz parte da “turma da vitrine”.

24.2.07

O que o Dualib foi conversar com o Lula?

Aqueles que me conhecem sabem que torço pelo Sport Club Corinthians Paulista desde o berço. Amarguei 15 anos de existência sem ver meu time campeão, até a jornada heróica de 1977.
Naquele ano o time era garra e dedicação, poucas estrelas, mas era o tempo que a identidade entre jogador e clube ainda existia, ao contrário dos dias de hoje.
Hoje o futebol é apenas mais um negócio e, no caso do Brasil com raras exceções, muito mal gerido.
Surpreende-me nota do Estadão dando conta de um encontro oficial entre parte da diretoria do Corinthians e o Presidente Lula (clique aqui para ler a matéria).
Segundo Alberto Dualib eles foram pedir a intervenção do presidente para angariar um empréstimo, coisa pouca, algo como R$ 500 milhões, para a construção do estádio do timão. Pensam em capturar essa grana via BNDES.
E eu que pensei que o pedido deveria ser encaminhado diretamente ao BNDES, com um apurado estudo técnico!
Duvido que esse empréstimo seja efetivado, se for será vergonhoso para o BNDES, para o Presidente Lula e para o Corinthians!
A fase do meu time do coração não é das melhores.
Ocupa capas de revista dando conta do envolvimento com misteriosos “investidores”, que se apresentam com uma empresa, a MSI, que ninguém sabe direito quem controla e nem de onde vem a grana dela.
Jogadores vieram aos montes e com a mesma rapidez se foram. Transações nebulosas são investigadas pelo Banco Central.
O técnico é autoritário, reacionário ao extremo e não admite que nenhum jogador apareça mais do que ele, sob pena de amargar o banco de reservas ou o ostracismo.
Ainda por cima sofre para empatar com o Pirambu!
Vocês acham que falta alguma desgraça no campo futebolístico?
Para mim não, pois meu filho anda pelos cantos cantando o hino do São Paulo F C, mesmo depois de ter o pagamento da mesada suspenso!

23.2.07

Culpados!

O ódio e o medo da sociedade contra uma ameaça bem definida: jovens, negros, pobres, favelados. É ele o bandido, ele, o Falcão que morre quando mal alça seu primeiro vôo. Em um país socialmente considerado dos mais desiguais do mundo.
Uma discussão pode ser considerada séria quando, com argumentos razoáveis, se consegue esclarecer enigmas de uma questão ou indicar soluções plausíveis para um problema. No Brasil, a imprensa dá enorme destaque aos chamados crimes hediondos; o que seria natural, se raros fossem os crimes assim praticados no nosso país. Certamente não defendo a banalização da violência, ou mesmo que me conforme com os fatos ocorridos, justificando-os em vista de uma suporta escalada da violência em todo o planeta. Porém estranho ver que, quando uma senhora madura, de situação social, profissional e econômica privilegiadas, investe seu luxuoso automóvel contra um local público, onde supostamente estava sua rival, ferindo oito pessoas e matando uma moça de vinte anos, um ato criminoso desse tipo não é considerado crime hediondo. E não estou tratando de uma suposta ocorrência, mas sim de fato consumado, porém pouco divulgado pela imprensa, e, nesta pouca divulgação, amenizando-se a gravidade, buscando-se atenuantes que não se buscaria caso o crime tivesse sido cometido por pessoa de parcos recursos financeiros, um “zé-ninguém”, motorista de ônibus ou taxista, por exemplo. No caso em questão, ocorrido há pouco mais de uma semana, especialistas se levantaram para falar do obscurecimento momentâneo da consciência, causado pelo ciúme e também pelos hormônios da criminosa.
*Profa. Dra. Maria Helena Zamora, Docente da PUC-Rio, Vice-coordenadora do LIPIS, organizadora do livro "Para Além das Grades" e de publicações brasileiras e internacionais sobre a infância.

Leia a matéria na íntegra acessando a Revista Nova-e, ou clique aqui.

21.2.07

Campanha da Fraternidade: política e geografia

A Campanha da Fraternidade da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – lançada nesta quarta-feira (21/02), focaliza a Amazônia e os problemas decorrentes de sua ocupação/devastação. Leiam texto retirado da Agência Carta Maior:

Centrada no povo da Amazônia, “vítima, com freqüência, de esquecimento e discriminação, de graves conflitos, de violência e de sangue” e nos problemas da ocupação da terra e da exploração dos recursos naturais, onde “muitas vezes impera a lei da selva, a lei do mais forte, por causa da ausência, ou da ineficiência do Estado e de suas Instituições”, a CF sobre a Amazônia, segundo documento da CNBB, pretende nacionalizar um debate ainda espinhoso para o país: a atuação do grande capital na região, o desrespeito às leis e uma realidade onde “pessoas idealistas e generosas, que fizeram da solidariedade social o seu programa de vida e atuação, são vítimas de ameaças e da perda de suas vidas, como acontece com sindicalistas, agentes sociais e missionários, a exemplo de Ir. Dorothy Stang e tantos outros, em toda a Amazônia”.

Surpreendentemente a Campanha da Fraternidade “Fraternidade e Amazônia - Vida e missão neste chão” – clicando no título você acessará a página especial da CF – é patrocinada pela Companhia Vale do Rio Doce. A CVRD é acusada por muitas organizações de base da igreja católica de ser responsável por grande parte do desmatamento na Amazônia, além de ser acusada de ser co-responsável por crimes como o do trabalho escravo, por exemplo.
Embora reconheçam a necessidade, urgência e propriedade do tema, estas organizações criticaram também a forma como se deu o lançamento, que teve um caráter de “super-evento”, privilegiando convidados especiais em detrimento do povo e dos movimentos sociais.
Caso deseje ler a reportagem completa clique aqui.

20.2.07

Um herói da América Latina

Nestes tempos de peleja contra os entreguistas de plantão leio um texto sobre o grande herói cubano José Martí.
Suas idéias sobre a América Latina e seu poder visionário de compreender o papel futuro dos EUA só poderiam nascer de um poeta-libertador.
É uma história que nos enche de orgulho e honra.
Num bom e conciso texto o site Terra assim nos apresenta a esse gigante da América Latina:

Era um homem pequeno, mirrado mesmo, não tinha nenhum porte militar que o comparasse a Simon Bolívar, a San Martin ou ao general Sucre, os famosos primeiros libertadores da América. Ao contrário deles, José Martí (1853-1895), apóstolo e mártir da independência de Cuba, vinha de uma família modesta de espanhóis e perfilou-se como um intelectual, um professor, um poeta, um homem de idéias. Sua figura acanhada não impediu que sua imensa energia recuasse frente ao desafio de por fim ao domínio espanhol no Novo Mundo ou que se tornasse um dos maiores ideólogos do latino-americanismo.

Compensa ler todo o texto, basta clicar aqui.

16.2.07

Retiro momesco

Prezados e prezadas,

voltarei na próxima quarta-feira, a de cinzas, até lá estão livres das minhas imprecações e imprecisões textuais!

15.2.07

Cinismo

Na política o cinismo não é inédito, mas as vezes surpreende.
Pois não é que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), recomprou o avião que o seu antecessor, Geraldo Alckmin (do mesmo Partido), havia vendido?
Vejam o que deu na Folha de São Paulo de 15/2 (para ler a matéria na íntegra clique aqui, mas só assinantes da Folha ou do UOL):

“Contrariando o discurso adotado pelo PSDB ao longo da disputa presidencial, o governador de São Paulo, José Serra, defendeu ontem a decisão do Estado de recompra de um avião vendido em junho do ano passado. Seu argumento é de que um governador, especialmente de um Estado do porte de São Paulo, tem que contar com um avião à disposição.
Essa também foi sua justificativa quando, já eleito, sugeriu que o então governador Cláudio Lembo (PFL) autorizasse uma operação para que o avião fosse readquirido pela Cesp (Companhia Energética de São Paulo) em dezembro passado.
"Ele disse que um governador tem que ter um avião", afirma Lembo, que autorizou a recompra ainda que sem concordar com Serra.
Avaliado em US$ 4 milhões, o avião foi vendido durante o processo de privatização da CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) por integrar o ativo da empresa. A colombiana Isa detém o controle da CTEEP.”

Pois é...

14.2.07

Carta Capital


A capa da revista desta semana está destoando da sua linha editorial. Uma brincadeira, ou ironia, para tratar de um assunto muito sério: os estragos ambientais provocados pela construção de uma hidrelétrica! Infelizmente a matéria não está no site.
No quadro da página 12 aparece um erro. A reportagem diz que a construção de Balbina inundou 2,36 milhões de quilômetros quadrados, quando na verdade a área inundada é de 2,36 mil quilômetros quadrados.
Em compensação duas matérias disponíveis no site estão imperdíveis, clique nos títulos abaixo para ler:
Do risco à certeza – O novo relatório da ONU já não deixa dúvidas quanto ao impacto catastrófico da queima de combustíveis sobre o clima
A semana – a opinião de CartaCapital sobre os assuntos do momento.

10.2.07

Veja: a capa que dói na alma


A revista Veja apresenta em sua capa a foto do garoto assassinado barbaramente no RJ.
A matéria é apelativa nas fotos e nos textos do Reinaldo Azevedo semeados no meio da reportagem.
Só falta exigir que as milícias façam justiça com as próprias mãos.
Em contrapartida apresenta um quadro no final da reportagem bem mais equilibrado, nele mistura exigências que vão do rigor da lei à montagem de uma rede de assistência social aos menores infratores em início de “carreira”.
As fotos eram desnecessárias. Clique aqui para ler a matéria.
Chama atenção a matéria Crise de identidade (clique no título para lê-la). Parece um manifesto tucano.
A grande surpresa da semana é a ausência de chamadas contra Hugo Chávez, coisa rara na revista.

Reprovado!


Embora não seja o tema da capa está lá, na Internet, a matéria sobre o tema comovente e revoltante do assassinato do garotinho de 6 anos no RJ:
O horror, o horror Crime bárbaro em que criança é arrastada e morta no Rio de Janeiro reacende debate sobre a redução da maioridade penal Clique no título acima e leia a matéria na íntegra.
Assunto de capa, O novíssimo manual da carreira, embora com o título que remete à auto-ajuda tem um texto atraente, pelo menos nesta apresentação disponível no site da revista (clique aqui e leia).
Outro trecho interessante é o da matéria sobre biocombustível: O Brasil vai se tornar a Arábia Saudita verde? Clique no título para ler a amostra da matéria.
Finalmente o artigo Reprovado, tratando de resultados da educação no Brasil. Dá tristeza e quando conseguimos ler o mundo no seu contexto, sem isolá-lo em editorias ou disciplinas estanques percebemos o que significa esse quadro de desolação na educação brasileira. Clique aqui e boa leitura, se conseguir!

O discreto poder de Zé Dirceu



Com este título a revista Istoé apresenta uma boa matéria sobre os bastidores do poder e a força política do ex-ministro e ex-deputado José Dirceu.
Embora cassado, assim impedido de exercer mandatos, a atividade política de Zé Dirceu parece continuar a todo vapor.
Ou é isso ou um mito político está em franca construção.
Clique aqui e veja a matéria.
O destaque desta edição da revista Istoé é a ex-miss Brasil, Thaíza Thomsen, catarinense de 24 anos. Na matéria (clique aqui para ler) são levantadas algumas hipóteses interessantes, que passam pelo tráfico internacional de mulheres e também por envolvimento com homens poderosos, como o prefeito de Joinvile-SC.

SIVUCA - atualização

SIVUCA: Lista completa dos integrantes do sistema revela 46 sivuqueiros em 10 estados

Temos gente do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.
www.radiocom.org.br

Daniel Hammes e sua turma estão no SIVUCA - o Sistema de Muvuca na Internet.

Defendemos: liberdade na internet, pluralismo de opiniões e espaço para publicação de assuntos que não interessam à grande mídia, ou seja, tudo aquilo que possa ferir os interesses da plutocracia.

Mais uma adesão, do Cristóvão Feil:

http://diariogauche.zip.net/index.html

Luciano Kayser, de Porto Alegre, também está nessa:

http://blogdokayser.blogspot.com/

SIVUCA é feito tijolo por tijolo.

Não tem superfaturamento.

Não tem material de quinta categoria.

Não tem terceirização.

SIVUCA não desaba, feito a obra do metrô de São Paulo.

Marco Aurélio Weissheimer é do SIVUCA.

Mais um gaúcho.

http://rsurgente.zip.net/

Temos um carioca, o Fernando Terra:

http://terra-entrelinhas.blogspot.com/

Jean Scharlau, de facão na mão, foi admitido no SIVUCA.

http://www.jeanscharlau.blogspot.com/

Alceu Nader, de São Paulo, foi o pioneiro:
http://contrapauta.com.br/
Carlinhos Medeiros, de Aracati, Ceará:

http://www.bodegacultural.blogspot.com/

Jefthael Elano, de Fortaleza, está conosco:

http://www.mostratuacara.blogspot.com/

O Hudson Lacerda acreditou no SIVUCA desde que o SIVUCA era apenas um recém-nascido desdentado.

O site dele tem muita informação interessante sobre as urnas eletrônicas e software livre.

http://br.geocities.com/hfmlacerda/softwarelivre/sivuca.html

O Fábio Amato, de São José dos Campos, é do SIVUCA:

http://fabioamato.blogspot.com/

E o Rodrigo Lucheta?

Atendeu prontamente à convocação para deixar claro que mesmo quem não vai com a cara do Chávez sabe que os Estados Unidos deram apoio à oligarquia venezuelana para derrubá-lo.

Olhaí o Rodrigo:

http://pequenamidia.blogspot.com/

Leandro Guedes, meu hacker cativo, faz parte do SIVUCA.

Quer conhecer o Leandro?

http://www.wmonline.com.br/

As inscrições continuam abertas.

Enquanto dormia a siesta vespertina, ouvi gritos de "Une, Une, Une, queremos o Cafrune"

Com medo do povo, instalei por medida provisória o Marcelo Cafrune no eixo do mal:

http://fazereacontecer.zip.net/index.html

Adotamos o Agente 65.
É mais um gaúcho no SIVUCA.
http://agente65.blogspot.com/

Katarina Peixoto aderiu:

http://palestinadoespetaculo.zip.net

E a Glória Reis, de Minas Gerais:
http://gloria.reis.blog.uol.com.br/
http://jrecomeco.blog.uol.com.br/
A Regina Ramão se juntou a nós.
Ela é de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.
http://brisa-do-sul.blogspot.com/

E o Roy Frenkiel também é sivuqueiro:
www.osintensos.blogspot.com
Ele também edita:
http://reacaocultural.blogspot.com/
Bony Inoue, de Natal, Rio Grande do Norte, se junta ao SIVUCA com dois blogs de uma vez só:

http://www.diariodeumliso.blogspot.com/

http://www.alma-sebosa.blogspot.com/

César, do Rio Grande do Sul, traz um exército junto:

http://animot.blogspot.com/

http://blogoleone.blogspot.com/

Benedictus Blackwhite é mais um sivuqueiro:

www.meusaobenedito.blogspot.com

Não fui convidado para o churrasco.

Ainda assim, Joice Elias Costa e o João reforçam nosso time:

http://vozesdosul.blogspot.com/

Antonio Carlos da Silva, de São Paulo, pede:

Quero uma beirinha no SIVUCA!

www.proftoni.vai.la

Professor de Geografia?

Aqui professor de Geografia, História, Sociologia, Antropologia e Filosofia senta na TRIBUNA DE HONRA.

Olhaí, mais dois gaúchos:

Claudia Cardoso e Eugênio Neves mergulharam no Guaíba e foram batizados pelo SIVUCA:

http://dialogico.blogspot.com

Os ventos que vem do Sul provocam revoluções e, nos mal agasalhados, tuberculose.

A foto acima não é registro da passagem do SIVUCA.

Está no site do grem... colorado Eduardo Martinez:

http://carteirodopoeta.zip.net/

Chegamos a Santa Catarina!

O Ricardo Aoki é de Camboriu:

http://soconacostela.blogspot.com/

O Júlio César Garcia é de Canoas, Rio Grande do Sul.

http://jc-garcia.zip.net/

Temos representante em Parnaíba, no Piauí.

É o Ribamar Aragão:

http://ribamararagao.blogspot.com/

E o Marconi Leal também está nessa:

http://marconileal.zip.net/

Adotamos o Erik da Silva, de Porto Alegre.

http://aldeia-gaulesa.blogspot.com/

E finalmente chegamos à Bahia, com o Vitor Rocha:

http://memoriosoonline.blogspot.com

E ganhamos mais um associado.

É a Polêmica S/A, do Luiz AlphaPlus:
http://polemicasa.blig.ig.com.br/
Marcelo Salles reforça nossa representação carioca.

O esconderijo dele fica neste endereço:

www.fazendomedia.com/diaadia/protoblog.htm

E também registro a adesão do Fernando, que está furioso com a mídia:

http://afamaran.zip.net

A paulistana Cida Medeiros se junta ao SIVUCA.

Ela mora aqui:

http://med.blog.uol.com.br/

Que prazer receber um professor de História!

O professor Ferreira foi indicado pelo irmão.

É o primeiro caso de nepotismo no SIVUCA:

http://tuttifunghivenenosi.blogspot.com/

E recebemos a adesão do Hélio Sassen Paz, de Porto Alegre, que trouxe um palanque para o SIVUCA.

Mais um professor.

http://heliopaz.wordpress.com/

Temos um representante em Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo.

É o Cristiano Liveraro:

http://blogdocris33.zip.net/

Diretamente do bairro da Azenha, em Porto Alegre, Guga e Têmis também entraram nessa:

http://almadageral.blogspot.com/

O Anão Corcunda, do Rio de Janeiro, também é do SIVUCA.

http://anaocorcunda.blogspot.com/

Não consegui descobrir de onde é o Chão de Fábrica...

http://chaodefabrica.blig.ig.com.br/

Tio Dino e seus Sobrinhos são sivuqueiros:

http://tiodino.blogspot.com/

André Zopelari só escreve sobre bananas.

E pergunta: posso entrar no Sivuca?

Lógico, André, quem escreve sobre bananas escreve, metaforicamente, sobre boa parte daqueles que carregam o estandarte do pensamento único:

http://andrezopelari.blog.terra.com.br/

E o gaúcho Hélio Paz indica o paulistano Eduardo Guimarães:

http://edu.guim.blog.uol.com.br/

Somos 46 inscritos na idade AS, antes do site.

[Reforma completa deste texto foi feita no dia 4 de fevereiro de 2007, para efeito de simplificação grosseira]

Para ler esta matéria com fotos e ilustrações basta clicar aqui.

Homenagem


Clique no título para acessar a publicação original.

Crimes que comovem

A história se repete! Cada vez que um crime bárbaro como este que chocou o país nesta semana acontece, a sociedade se mobiliza, nem sempre primando pela racionalidade.
A solidariedade é importante, embora nada mais seja do que solidariedade. Por mais que amplos setores da sociedade a expressem, o garoto João Hélio Fernandes de apenas 6 anos, não voltará aos braços daqueles que o amaram em vida.
Claro que não podemos nos esquecer do papel de parte da mídia que transforma a dor e o sofrimento alheio em espetáculo.
Nem mesmo dos políticos salafrários que, de maneira oportunista, tentam amealhar simpatias nestes momentos.
Mas não podemos fechar corações e mentes para a dor da família.
Por outro lado por mais ódio que tenhamos dos criminosos, que de maneira covarde e sem sentido tiraram esse garoto dos braços dos seus pais, também não mudaremos a história de suas vidas e muito menos as condições que os levaram a embrutecer-se e nem aos próximos que tomarão o mesmo caminho, somente com ódio.
A sociedade brasileira precisa de uma reflexão profunda sobre a violência que nos cerca por todos os lados, de maneira brutal, banal e corriqueira.
Novamente alguns políticos vêm com a lengalenga da maioridade penal, querendo reduzi-la, com o argumento tosco de que os crimes cometidos por menores de 18 anos só acontecem em razão da maioridade penal. Se a maioridade penal for reduzida para 16 os criminosos passarão a ter 15 anos, está claro.
O buraco está mais embaixo.
Ele reside numa elite perversa e egoísta, estúpida e provinciana, que não aceita a redistribuição da renda, apenas quer mais privilégios, numa ostentação sem fim, agressiva aos olhos e aos corações daqueles que nada possuem.
Você começa a embrutecer uma criança quando coloca a sua disposição um mundo de desejos de consumo e conforto inatingíveis para ela.
Quando destrói os seus sonhos mais puros ao lhe negar escola, saúde, moradia e dignidade.
Claro que nem todo pobre vira criminoso automaticamente, mas à medida que o tempo passa, que a urbanização e os apelos de consumo invadem todos os recantos, esse quadro se agrava.
Não adianta diminuir a maioridade penal se medidas de justiça social não forem tomadas, com urgência.
Assim como não é correto atribuir a brutalidade desse assassinato as questões sociais apenas, também não podemos imaginar que ele seja fruto apenas da iniciativa maldosa de três jovens bandidos.
Tenho certeza de que teremos marchas pela paz durante uns dois meses, comunidades no Orkut lamentarão o ocorrido e pedirão orações pela criança e suas famílias, outras pedirão pena de morte para os bandidos, muitos discursos serão pronunciados!
Tudo isso logo depois cairá no esquecimento e só voltará às manchetes quando outro crime semelhante ocorrer.
Tem sido assim.
Parece que nossa sociedade está falida, não temos capacidade de organizadamente reagir, de maneira racional.

9.2.07

Quando a imprensa parece não ter assunto

Estava lendo a Folha Online e encontrei uma notícia sobre as reformas na Câmara dos Deputados.

Não, não se trata de reformas políticas, mas reformas no sentido mais tonto possível, no estilo decoração de interiores!

A manchete é para o deputado Clodovil Hernandes, que entende do riscado, e para a sua cobra de metal. Caso você tenha tempo sobrando e queira se ocupar com estas bobagens basta clicar aqui para ler a coleção de abobrinhas.

7.2.07

Como o mercado financeiro ganha dinheiro com a selic nas alturas

E quando elogio o blog do Nassif ainda tem gente que acha ruim. Vejam a explicação singela que ele apresenta sobre os ganhos dos especuladores internacionais nessa conjugação de alta taxa de juros com dólar valorizado:

Os ganhos com dólares
O investidor traz US$ 1.000.000,00. Chega aqui com o dólar a R$ 2,15. Fica com R$ 2.150.000,00. Aí aplica em uma taxa média Selic de, digamos,12% ao ano. Limpinho, sem impostos. Ao final de um ano, estará com R$ 2.408.000,00. Significa que ganhou 12%. Depende?
Se, nesse período, o dólar cair para, digamos, R$ 2,00, na hora de converter os reais em dólares ele terá US$ 1.204.000,00, ou 20% de ganhos, limpinhos, em um ano.
Dá para entender porque o dólar se aprecia? Cai a rentabilidade dos títulos brasileiros no exterior, inclusive pelo efeito da redução do risco Brasil. Abre-se um diferencial entre o dinheiro aplicado lá fora e aqui dentro. Os investidores trazem os dólares para cá e inundam o mercado. Se o BC não reduz a taxa Selic na mesma proporção da queda internacional, é a senha de que a cotação do dólar vai desabar.
Instaura-se o efeito-manada, com bancos e investidores desovando dólares para aplicar na taxa Selic. Aí o Banco Central vai enxugar gelo comprando dólares para engordar as reservas. Paga uma dinheirama pela compra (equivalente ao custo da dívida pública brasileira) e a queda continua.
Esse é o efeito da redução insuficiente da taxa Selic. (postado em 06/02/06 – 09:41)

Kassab: mal educado e mentiroso

Depois da piada de péssimo gosto com o acidente das obras do Metrô o prefeito Kassab se superou!
Ele agrediu um manifestante com empurrões e verbalmente numa das inaugurações performáticas que ele anda fazendo pela cidade.
Alguns analistas políticos dizem que ele está desequilibrado emocionalmente. Duvido! Na minha modesta opinião ele está tentando construir uma imagem de “autoridade”, na base do “quem manda aqui sou eu”.
Parece-me que o seu séqüito da área de comunicação do alcaide convenceu-se que o gosto médio, no sentido de medíocre mesmo, da população paulistana é por esse tipo de político.
Para quem não viu o destempero do supracitado é só clicar no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=EuZdYwUj6hU

6.2.07

Mudanças do clima, mudanças de vidas

Com este título a ONG Greenpeace produziu um documentário muito interessante, colocando os efeitos das mudanças climáticas no Brasil em foco.
Na página da ONG (clique aqui para vê-la) aparece o documentário é assim apresentado:
Mudanças climáticas: uma realidade
Secas extremas, inundações, furacões.... Pessoas que perderam suas casas, suas plantações, seus animais, sua fé. Essa é a realidade enfrentada por brasileiros em diversas regiões do País. A causa? As mudanças do clima. Apesar de muita gente ainda achar que aquecimento global é coisa de cinema ou que só acontecerá daqui a muitas gerações, o documentário do Greenpeace "Mudanças do Clima, Mudanças de Vidas" mostra que tudo isso já é, infelizmente, uma realidade.

Clique aqui e veja o documentário.

4.2.07

Os destaques das revistas semanais


A Istoé põe o Collor na capa. E eu que pensei estar livre desse pesadelo!
O homem retorna cheio de autocrítica, ponderado, com palavras medidas. A matéria está equilibrada com uma inclinação simpática ao ex-presidente. Interessante leitura, basta clicar aqui para ter acesso a ela.
Também equilibrada está a matéria sobre a eleição do petista Arlindo Chinaglia para a presidência da Câmara dos Deputados. Clique aqui e leia a matéria.


A Carta Capital apresenta na sua capa, como destaque principal, também a eleição de Arlindo Chinaglia para presidente da Câmara. Clique aqui e leia uma pequena amostra da matéria. Análise profunda que vai além da eleição em si, ótima!
Imperdível a crônica “Será carne de urubu?”, do professor Carlos Alonso Barbosa de Oliveira, da Unicamp, tratando de uma recente visita a China. Leia a matéria na íntegra clicando aqui.
Gostaria de voltar à edição da semana passada e recomendar a leitura do texto “O público e o privado” de autoria do professor Luiz Gonzaga Belluzzo. Clique aqui e saboreie.

A Época reserva sua capa para o encontro do IPCC que tratou das mudanças climáticas. Embora adote o tom extremamente alarmista a amostra da matéria que está no site é bem razoável, clique aqui para ler.
Trata também da eleição de Chinaglia, mas aí com o foco no fortalecimento do PT e possíveis desdobramentos na sucessão de Lula em 2010. Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

A Veja optou pela fé! Isso mesmo, a capa de Veja apresenta o título “A força da fé”. Numa matéria extensa apresenta as confirmações de que como a fé é importante para a humanidade. Ao lado de pinceladas lógicas um amontoado de lugares comuns, clique e leia.
Ao tratar da eleição de Chinaglia o panfleto se revela: serve à oposição, mas apenas parte dela. Reclama das traições de setores do PSDB e volta à carga dizendo que Chinaglia colocou para funcionar em sua campanha a máquina que inventou o mensalão. E eu que pensava que o mensalão era uma criação mineira do Eduardo Azeredo! Clique aqui para ler.

1.2.07

A voz e o violão



A voz e o violão
ROGERIO SANTOS
(Para Chico Pinheiro e Luciana Alves)

Quando duas almas se encontram
Nas notas de uma canção
Disparam luz no infinito
Camarinha de bordão

Como a vela tem o vento
E vive por esse dom
Guarda uma voz feminina
Os anseios do violão

De mãos dadas atrelados
Engravidados de som
Música e amor dedilhados
São caminhos de canção

Se enamoram pelo espaço
Destino de decibéis
Amplificando compassos
Juntinhos ganhando o céu

Por entre estrelas, satélites
Ondas de amor pelo breu
Até chegar aos limites
Nos braços de Deus e ateus

Quando uma voz feminina
E os acordes do violão
Sabem que são pela sina
Ritual de comunhão

Os dedos que tocam as cordas
Com carinho e vibração
Beijam a boca de quem canta
Numa escala ao coração

Quando duas almas se encontram
Nas notas de uma canção
Buscam na voz feminina
Todo anseio de amplidão

Para ler esta e outras obras do poeta visite o blog Folha de Cima.

Entendendo o "rombo" da Previdência

Para aqueles que querem entender o debate com relação à Previdência Social nada como o blog do Luis Nassif.
Explicações contábeis e econômicas que qualquer um entende inclusive este que vos escreve.
Clique aqui para ler “A conta movimento do INSS”. Aqui para ler a "História da Previdência" escrita por Juljan Czapski. Neste mesmo link role a barra lateral até encontrar “Contabilidade e Previdência” na Coluna Econômica de 27/01 e na seqüência o artigo “O déficit da Previdência” de 26/01.