27.5.07

Outra versão para a ocupação

A revista oficial da UDN (clique na sigla para saber do que se trata) ou do tucanatopefelê, como queiram, não deixou por menos e qualificou os estudantes da USP – aqueles que fazem a ocupação da reitoria – como baderneiros e minoria oportunista.
Na VejaSP você pode ler preciosidades como a que segue abaixo:

Mais prestigiosa instituição de ensino superior do país e uma das mais concorridas – no último vestibular, houve 142 656 candidatos para 11 682 vagas –, a Universidade de São Paulo (USP) é orgulho e patrimônio dos paulistas. Com 61 cursos cinco-estrelas segundo a última avaliação do Guia do Estudante, publicado pela Editora Abril, ela está bem à frente da segunda colocada no ranking de excelência, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que teve 26 cursos colocados no mesmo patamar. Desde o dia 3, no entanto, a principal universidade do Brasil vive um drama que pode transformá-la em terra de ninguém. Naquela tarde, ela foi atacada em seu coração, a reitoria, quando um pequeno bando formado por cerca de 300 de seus quase 80 600 alunos (ou seja, menos de 0,5% do total) invadiu o prédio e ali acampou, ameaçando permanecer aquartelado até que uma lista com dezessete exigências, boa parte delas oportunista, fosse atendida.

Para ler o restante da matéria clique aqui.
Antes de entrar no mérito da matéria cabe ressaltar a preciosa avaliação universitária, realizada por esse órgão "sério e competente" chamado Editora Abril. Só eles, mais uma fatia do mercado, se levam a sério. Classificam cursos universitários da mesma forma que o Guia Quatro Rodas classifica os hotéis.
Várias contradições são expostas na matéria, mostrando um péssimo jornalismo e ao mesmo tempo uma interpretação duvidosa dos fatos.
Criticam a desorganização dos estudantes, para em seguida falar das comissões nas quais os “desorganizados” se organizam, com disciplina e comprometimento com o coletivo.
Depois desancam a ausência de liderança – no velho modelo estalisnista-paternalista, tão ao gosto da burocracia petista-pecedobista – para dizer que todos mandam, mas ninguém manda. Isso não é bom? A responsabilidade é realmente coletiva.
Além de outros fatos, também discrepantes quando comparados a matéria de sua concorrente, a Revista Época.
Ao ler as duas matérias podemos concluir, sem pestanejar, que alguém mente. Quem será?

Um comentário:

fernando disse...

Olá Professor.
Fui seu aluno no Cursinho da Poli em 2004 e hoje estududo Ciências Sociais na USP e participo da Ocupação.
Gostaria de agradecer tanto a preciosa contribuição que deu para minha formação como socialista, como a que tem dado ao movimento. Obrigado.
Forte abraço!