17.8.07

Descobriram as intenções do "Cansei"! Ufa!

É por isso que não merecem crédito, na verdade são golpistas, alinhados à direita que baba. Mal intencionados, mas o que esperar de uma galera que pede "fora Guevara"?
Famílias de vítimas se sentem usadas pelo "Cansei"
Vagner Magalhães
Direto de São Paulo

Alguns parentes de vítimas do acidente com o Airbus 320 da TAM afirmaram que se sentiram usados pelo movimento "Cansei", que realizou ato no início da tarde desta sexta-feira na Praça da Sé, no centro de São Paulo. "Fomos usados. Estávamos aqui para prestar uma homenagem às vítimas e nem isso conseguimos fazer", disse Ana Maria Queiroz, mãe de Arthur Queiroz, morto no acidente.
Durante a manifestação, alguns parentes foram impedidos por seguranças de subirem no palco de cerca de 80 m² montado em frente à Catedral da Sé. O espaço era ocupado por famosos como a apresentadora Hebe Camargo, o cantor Agnaldo Rayol, o ator Paulo Vilhena, o ex-nadador Fernando Scherer e as cantoras Wanderléia e Ivete Sangalo.
Arthur Gomes, irmão de uma das vítimas, também criticou o movimento. "Nós somos as pessoas que éramos para estar aqui. A Ivete Sangalo perdeu alguém? A Hebe Camargo perdeu alguém? Não perderam. Tem um monte de segurança aqui não sei para que", desabafou.
Luiz Flávio Borges D'Urso, presidente da seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e participante do "Cansei", afirmou que "infelizmente não dava para subir todo mundo e acabamos tendo alguns problemas".
http://noticias.terra.com.br/brasil/acidentecongonhas/interna/0,,OI1836408-EI10210,00.html

10 comentários:

Cássio Augusto disse...

Cansamos é desta elite golpista!!!

Anônimo disse...

A Globo, pra variar, utilizou eufemismos pra apresentar a reação dos parentes das vítimas.

"Apesar do tormento, Giancarlo Kusiak, de 21 anos, irmão de Sandro Schubert, morto no acidente, evitou reclamar. "Foi um ato bonito. A gente sentiu a solidariedade das pessoas. Onde eu passava, me chamavam para demonstrar carinho", contou. "Eu não gritei 'fora Lula'. Acho que não se deve levar pela questão política. Devem é ser corrigidos os erros que aconteceram." Outros parentes protestaram bastante com a falta de espaço no palco."
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL89677-5605,00.html

Ao invés de falar dos parentes, que perderam seu espaço, preferiram focar nas celebridades, como o nadador e as cantoras.
Mas também não podemos desprezar que alguns dos parentes de vítimas estão apoiando o "Cansei", com direito a adesivos e faixas. Esses não podem reclamar. Cada um planta o que colhe.

Anônimo disse...

Só mais uma coisa que não entendo:
em uma democracia, até onde eu sei, as pessoas tem o direto (e por que não o dever?) de expressar suas idéias.
Certos ou errados, qual o problema de um grupo de pessoas, o "Cansei", tentar participar da vida política da sociedade se opondo ao governo?
Mesmo durante o governo do FHC (que era dito à favor da elite), as outras camadas se manifestavam contra o presidente. Sempre haverá oposição, essa é a base da democracia, afinal, se não houver oposição, teremos um regime totalitário.
Estou certo ou falando muita besteira em um só post?
abraços

Prof Toni disse...

Alexandre, não se trata do manifestar-se, mas do porquê fazê-lo. Quem são os caras cansados? Será que são pagadores de impostos de verdade, ou sonegadores? Será que sempre defenderam a democracia ou andaram assinando manifestos em apoio a ACM quando este teve que renunciar para não ser cassado? Será que sempre estiveram ao lado da ética, da justiça e dos menos favorecidos, ou defenderam candidatos sabidamente corruptos, com condenação transitada em julgado? Será que o presidente da Philips não está cansado dos salários que a sua empresa paga aos brasileiros? Será que se garante aos trabalhadores brasileiros o mesmo que os trabalhadores europeus? Por que eles não se cansam do governo não fazer a reforma agrária? Por que eles não se cansam do Brasil ser recordista mundial de acidentes de trabalho? Por que eles não se cansam do trabalho escravo e do trabalho infantil? Afinal, eles tiveram muito tempo para se cansar disso tudo, mas por que só agora e ainda por cima aproveitandos-se de mais de 200 mortos e de seus familiares? Então o problema não é a manifestação, me entende? Abraços.

Anônimo disse...

Meu caro mestre,

Me desculpe, mas sua colocação é um atentado à lógica. O senhor está partindo do princípio de que :

1- Todos os manifestantes sonegam
2- Todos eles jamais defenderam a democracia
3- Todo assinaram manifestos a favor de ACM
4- Nenhum deles é ético, justo ou se preocupa com os menos favorecidos
5- Todos sempre defenderam candidatos corruptos

E tudo isso por quê ? Porque fizeram uma manifestação contrária ao governo atual ? Só isso já os coloca nas categorias acima ? Golpistas ? Mal intencionados ? Aliados à direita que baba ? Todos ? Ora, professor, tinha gente de boa vontade lá com todo o direito de dizer o que pensa. Aliás : NUMA DEMOCRACIA, TODO MUNDO TEM O DIREITO DE FALAR O QUE PENSA, respeitadas condições especialíssimas de calúnia e ofensa pessoal, o que não é o caso.
O fato de o acidente da TAM ter detonado estes movimentos não é oportunismo coisa nenhuma. Simplesmente foi a gota d’água. Em qualquer país sério, um governo que deixa o transporte aéreo nesta situação 10 MESES depois de um acidente como o da Gol já teria tido problemas com a opinião pública há muito tempo. O que aconteceu aqui é que esperaram a coisa ficar insustentável para reclamar.

A propósito dos cinco pontos citados pelo senhor :

1- O PT, que o senhor tanto defende, COMPROVADAMENTE SONEGA, porque reconheceu o uso de caixa 2, aliás, os seus maiores líderes ADORAM PAGAR CONTAS EM DINHEIRO vivo.
2- Não se encontram entre os maiores defensores da DEMOCRACIA. Basta ler os manifestos do partido e o amor que seus pensadores têm por Gramsci
3- Já assinaram vários manifestos contra a cassação de José Dirceu, que foi cassado por CORRUPÇÃO
4- Têm uma ética no mínimo duvidosa, como podemos ver no mensalão, Lulinha, Marco Aurélio Top Top, etc.
5- Bom, o senhor acha que o PT não tem candidatos corruptos ?

Portanto, nos cinco pontos mencionados pelo senhor, o governo e o PT são mestres : “Acusa os outros daquilo que fazes” é uma máxima das esquerdas. É isso que estou sentindo no seu post. Apesar de tudo isso, as esquerdas sempre puderam se manifestar, e o fizeram à exaustão no governo FHC, onde pregaram oficialmente (PT) o FORA FHC desde o início do segundo mandato e ninguém contestou o direito de fazê-lo.
O Cansei não é oficial e nunca chegou tão longe. Deixa o pessoal reclamar, eles têm o direito. Unanimidade, só existia na União Soviética. Deu no que deu.
A propósito, o Brasil não é o campeão em trabalho escravo e acidentes de trabalho. Este recorde é da CHINA COMUNISTA. E o Lula já está aí há 5 anos, então ele já é parte do problema.
Abraços

Prof Toni disse...

Alexandre, cuidado para entrar na miopia da grande mídia.
Vamos aos primeiros 5 itens: a referência não é para os que lá estavam, mas para as lideranças e figuras de proa do tal movimento, embora, como você diz, todos podem se manifestar, inclusive dizendo que estão errados ao se manifestar ou questionar o motivo da manifestação, certo? Em nenhum momento eu disse que eles dever ser censurados, surrados, vaiados... Que se manifestem e eu também!
Agora aos últimos 5 itens: desde quando você lê o que escrevo? O seu item 1 está invalidado. Já perdi amizades por não defender o PT como você imagina que eu defendo. Leia os textos que tenho publicado.
2 - que democracia? Gramsci era porreta, leia-o e entenderás. Stálin era um canalha, assim como vários outros que fizeram pose de conteúdo socialista ao longo da vida.
3 - eu não assinei e não assino.
4 - Não vou aqui entrar na questão da ética dos outros, respondo pela minha.
5 - nunca disse isso! Antes pelo contrário. Leia o que escrevi em 2005, 2004, 2003...
Quanto ao restante do texto: informe-se melhor, o PT nunca defendeu o fora FHC, uma ala do PT sim, mas o partido fechou questão contra (aliás quase todos que defenderam o fora FHC estão no PSOL).
O que me assusta no Cansei é o aparato de parte da mídia e de empresas, além da manipulação grosseira, leia o que disseram os próprios parentes da vítimas do vôo da TAM. Então, todos os pontos que listei fazem parte do atual momento da nossa vida, desde 1500, e ninguém se cansou, nem durante os 8 anos de FHC e nem durante os 5 de Lula, entendeu?

Prof Toni disse...

Em tempo: vamos pensar dialeticamente? Esse método não é exclusivo dos comunas, pergunte ao Delfim Neto...

Anônimo disse...

Professor,

Até onde sei, a ala do PT que era a favor do "Fora FHC" era liderada por Tarso Genro, atual Ministro da Justiça, indicado por Lula.
Gramsci defendia a ditadura perfeita. Defendia que deveriam usar os direitos cedidos pela democracia para chegar ao poder e, ao fazê-lo, acabar com esses direitos. Do meu ponto de vista, é exatamente o que está acontecendo.

Oliveira Sampaio disse...

Vamos pensar dialeticamente.
Faça a relação entre o "Cansei" e o "Fora Collor".
Explique a afirmação: "Mal intencionados, mas o que esperar de uma galera que pede 'fora Guevara'?". Até onde vejo, querer distância de um genocida é, no mínimo, inteligente e muito bem intencionada.
Por que quaisquer manifestações contrárias ao governo (quanto mais à esquerda, maiores as reclamações) são golpistas? Para se fazer um golpe, precisa-se de mais do que uns tantos inconformados e passeatas esporádicas.
Diga sua opinião sobre o Foro de São Paulo e suas diretrizes para a América Latina.

Prof Toni disse...

Alexandre, não é essa leitura que tenho do Antonio Gramsci, antes pelo contrário, ele arejou por demais o pensamento comunista do seu tempo, inclusive dedicando parte importante de suas reflexões à escola e ao seu papel. Situe-me quanto à obra e passagem onde você identificou essa característica no pensamento de Gramsci. Por outro lado, só de saber que um aluno preparado e inteligente como você já leu Gramsci sinto-me feliz!
Quanto ao "Fora FHC" não sei lhe dizer sobre as tendências, quais foram contrárias ou favoráveis, eu já estava fora do Partido, mas a posição oficial do PT foi contra!