24.10.07

Leituras da Semana

O blog do Eduardo Guimarães continua dando show de bola. Hoje ele escreveu um artigo supimpa, como diria vovó, sobre a Venezuela. Leiam um trecho a seguir:

A franquia midiática internacional de direita está veiculando mais uma das incontáveis mentiras que contam na mídia internacional sobre a situação política na Venezuela. Fotos manipuladas como a que se vê acima, publicada hoje (sexta) pela Folha de São Paulo, tentam passar às pessoas a idéia de que no país caribenho há uma maioria contra o governo Chávez. Não é verdade. Chávez dispõe do apoio de uma maioria expressiva dos venezuelanos. Estive na Venezuela há cerca de dois meses e, portanto, posso afirmar isso, pois me dispus a ir aos bairros pobres de Caracas, afastados do centro anti-chavista da capital venezuelana, para ver, in loco, a realidade social do país e, portanto, posso explicar, detalhadamente, por que não é verdade que a maioria dos venezuelanos - e, nas democracias, quem diz o que é ditadura e o que não é são as maiorias, supõe-se - apóia tanto a Chávez. Direi isso a despeito da relativização que se faz das maiorias dos povos na América Latina quando a questão é pôr gente no poder. O fato é que tudo que a mídia fala sobre isso não passa de golpismo "terceiro-mundista-histórico-de-direita" do mais reles que há.

Clique aqui para ler a obra completa, compensa!

A Rede Blogo continua no ar e está discutindo o mesmo assunto que o Eduardo Guimarães: Venezuela!
Leiam um trecho:
Na Flórida, um americano mandou instalar um outdoor com a mensagem acima: "Não compre gasolina deste bunda". A CITGO pertence à PDVSA, controlada pelo governo da Venezuela. A empresa já anunciou que vai continuar contribuindo com uma ONG americana que fornece óleo diesel para famílias pobres dos Estados Unidos para aquecer a casa durante o inverno. O outdoor provocou polêmica: como a palavra "ass" é considerada um palavrão, o homem que encomendou a mensagem pediu que ela fosse coberta com a imagem de um asno - também "ass" em inglês. A CITGO tem centenas de postos de gasolina nos Estados Unidos.

Clicando aqui você acessa a Rede Blogo.


No Fazendo Média o artigo da Adriana Facina está excelente! Vejam:

Guerras necessárias, humanos supérfluos

Não há como deixar de comentar o espetáculo midático mais aterrorizante da semana. O helicóptero da polícia sobrevoando a favela da Coréia, atirando em dois rapazes que tentavam fugir pelo matagal. Execuções sumárias, sem julgamento, de supostos bandidos. Imagens de guerra exaustivamente veiculadas nos noticiários, invadindo as casas na hora das refeições, interpelando os que chegavam ou partiam para o trabalho. Uma guerra cuidadosamente construída pela mídia e pela indústria do entretenimento. A pergunta é: estamos realmente em guerra?

Quer ler a versão integral do artigo? Clique aqui.
No blog do Luiz Carlos Azenha, Vi o Mundo, tem uma entrevista batuta com o Rodrigo Vianna, aquele repórter que perdeu o emprego na Rede Globo por não concordar com a cobertura eleitoral do ano passado. Ela começa assim:

Rodrigo Vianna, aquele repórter que não serve para a TV Globo, ganhou o prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos. Dia desses trocamos farpas virtuais neste espaço. Eu disse que a privatização das ferrovias no Brasil havia fracassado. O Rodrigo disse que não, que deu o resultado que os concessionários esperavam. Como ele esteve lá, fazendo reportagem, enquanto eu dei palpite confortavelmente sentado em meu aquário - de chefe deste site -, fico com a opinião do repórter.

Clique aqui para lê-la na íntegra.

Boas leituras!

Nenhum comentário: