8.10.07

Record Entrevista - Mundo

Acabo de ter uma boa surpresa na Record News: Record Entrevista Mundo. Programa comandado pelo jornalista Rodrigo Vianna – aquele mesmo que ousou discordar da cobertura que a Globo fez das eleições do ano passado – tendo como debatedores o professor Christian Lohbauer e o historiador Gilberto Maringoni.
O tema, não podia ser melhor: a esquerda na América Latina.
Com dois antagonistas de peso o programa tratou de Hugo Chávez e da Venezuela, da Bolívia e do Equador de forma mais demorada, mas também se falou de Chile, Peru, Colômbia e Argentina, tudo isso ligado à política externa do governo Lula.
Defendendo posições conservadoras, o professor Christian Lohbauer (clique aqui para acessar o seu site), atacou Hugo Chávez, Evo Morales e Rafael Correa, bem como a política externa do governo Lula sem dó nem piedade. Rasgou elogios a Colômbia do presidente Uribe, inclusive salientando o principal diferencial da elite colombiana quando comparada às outras da América Latina: “ela é espanhola, formada em Harvard...”.
Gilberto Maringoni (clique aqui para ler sobre ele) por sua vez assumiu a defesa da onda “anti-neoliberal” que varreu a América Latina, defendendo a legitimidade do governo Chávez na Venezuela, de Morales na Bolívia e Correa no Equador. Elogiou a política externa do governo Lula e criticou duramente o governo Uribe na Colômbia, inclusive citando o grande número de sindicalistas mortos no ano passado, a perseguição aos jornalistas e órgãos de imprensa independente. Em contraposição mostrou que na Venezuela não existe censura, ao contrário do que querem fazer crer os conservadores e mesmo a RCTV, que não teve a sua concessão renovada pelo governo, continua transmitindo por cabo e pela Internet.
Pena que o programa durou só meia hora.
Para ficar melhor ele poderia alonga-se um pouco mais, pelo menos uma hora e construir um mecanismo de participação do telespectador, como no Roda Viva da TV Cultura.

Nenhum comentário: