27.10.08

Luiz Gonzaga Belluzzo no Roda Viva - TV Cultura

Hoje - 22H10min

Segue a incerteza na economia mundial, com bolsas em queda e governos buscando alternativas para contornar a instabilidade financeira.No Brasil, a oferta de emprego e a inflação ainda não deram sinais de abalo, mas os reflexos da crise financeira já são percebidos pelo mercado, principalmente com queda nos investimentos, o setor produtivo em compasso de espera, o crédito reduzido e com o câmbio volátil. A Bolsa de Valores de São Paulo registra o pior resultado dos últimos três anos. No caminho inverso, o dólar se valoriza e obriga o governo a negociar as suas reservas cambiais.O Banco Central toma medidas para reduzir o impacto na economia brasileira e o Governo acena com a possibilidade de adquirir bancos e ajudar empresas exportadoras e construtoras para manter o crescimento da economia do país.Formado em Direito, Luiz Gonzaga Belluzzo destacou-se com seus conhecimentos e atuação na área econômica. Ele foi secretário de assuntos econômicos do Ministério da Fazenda na década de 80 e tornou-se um dos pais do Plano Cruzado, em 1986. Atualmente, além de diretor de planejamento do Palmeiras e professor da Universidade de Campinas e Faculdade de Campinas, Belluzzo é também presidente do Conselho Curador da TV Brasil, canal público recém lançado pelo Governo Federal.

Entrevistadores: Luís Nassif, diretor da Agência Dinheiro Vivo, blogueiro e comentarista do Jornal da Cultura; Sergio Malbergier, editor do caderno Dinheiro do jornal Folha de S. Paulo; Leandro Modé, editor-assistente do caderno de economia do jornal O Estado de S. Paulo, Raquel Balarin, editora especial do jornal Valor Econômico.

Perguntas dos telespectadores: Carmen Amorim.Twitter no estúdio: Tiago Dória, blogueiro (http://twitter.com/tdoria), Leandro Gabriel, consultor em finanças (http://twitter.com/trecker), Thiane Loureiro, gerente de comunicação digital e corporativa (http://twitter.com/thiane).

Fotógrafo convidado: Adriano Lima, designer (www.flickr.com/photos/adrianolima)

Nenhum comentário: