25.8.07

ENEM

O ENEM faz parte de um sistema de avaliações criado pelo governo federal dentro do contexto de modificações na educação básica brasileira a partir da nova LDB de 1996.
Ele prioriza o raciocínio crítico ao invés da “decoreba” tradicional. Por isso ele não está dividido por disciplinas, embora você consiga identificar conteúdos específicos nas questões propostas.
Portanto ele não mede acúmulo de conteúdos e informações, mas sim habilidades e competências do aluno em lidar criticamente com o conhecimento, exercer plenamente a cidadania, prosseguir seus estudos e preparar-se para o mundo do trabalho.
A nota do ENEM é aproveitada em importantes faculdades e universidades como componente da nota do vestibular. A FGV, por exemplo, reservou 5 vagas do seu curso de Economia e 20 do curso de Administração para ingresso exclusivo pelo ENEM; a IBMEC reservou 20% da vagas.
Universidades públicas como USP, UNESP e UNICAMP também usam o ENEM para compor a nota do vestibulando.
A UNICAMP só considerará a nota do ENEM para aqueles alunos que também fizerem a redação – desde que não zerem – ao contrário do que acontecia até 2006, quando eram consideradas somente as questões de teste.
Prestar o exame com seriedade é fundamental! Faça a redação com esmero, mostre todas as suas competências e habilidades!
Boa prova para todos!

6 comentários:

Iberê disse...

bom, quero colocar algumas impressões que tive sobre o enem:
1-> me senti seguro, pois com ajuda do toni, dos outros professores e acima disso da monitoria estava preparado para fazer a prova
2-> esperava uma prova mais cansativa, o tempo de prova deu e sobrou tranquilamente
3-> o tema da redação foi apesar de batido um bom tema
4-> as quetões exigiram muitas vezes inumeras leituras
5-> como me recomendou o toni eu tentei me manter calmo e fui bem...
é uma prova que foge aos padrões mesmo e um exemplo disso é o bom desempenho geral.

tirei 55 pontos... e tenho muito que agradecer a todos os meus professores, inclusive o toni que nos deu um imenso apoio e uma bagagem de conhecimento sobre atualidades muito boa, ao monitor fabricio q durante o curso do enem nos ajudou muito, e a danielle capriolli que nos ajudou muito e por acaso fez uma questão na apostila da epoca que foi muito parecida com a do enem.
abs
Iberê, 3ºA PD

carol disse...

Eu achei a prova do enem bem tranquila de fazer, s� um pouco cansativa, mais de resto bem tranquila mesmo.
O tema da reda�o foi, como o ibere disse, batido, mas tamb�m sem muitas complica�es.


brigada toni =)!
voc� contrbui muito para com o meu desempenho hehehe

beij�o!

Unknown disse...

Achei que a prova do ENEM foi como o previsto e bem semelhante aos outros anos. Questões com interpretações de textos, gráficos e imagens.
A maioria delas, tinha de ser lida mais de uma vez.

Havia muitas questões fáceis, e algumas médias e poucas difícieis.

A proposta de redação, em minha opinião foi interessante e abrangente. E relativamente fácil!

Ahh, o que me chamou a atenção foi o pequeno número de questões de geografia. Achei estranho.

Eu geralmente, não termino as provas à tempo, ou termino correndo.
Nessa porém, consegui fazer calmamente e não faltou tempo(digamos que também não sobrou) haha!

E obrigada pelas recomendaçoes Toni.
Ajudaram bastante, apesar de eu não ter ido TAAO beem.

beijos Marina- 3°A

ate amanha!

Anônimo disse...

Bom termineir a prova do Enem com exatas 4 horas, terminei de passar a limpo o ultimo paragrafo da disserta�o quando o fiscal disse que poderiamos sair.A prova em minha opni�o foi relativamente f�cil com algumas quest�os (raras) onde se precisava ler mais o texto

Destaque para a quest�o da peixaria que at� um aluno com QI de ostra em Coma responderia com tranquilidade, me surpreendeu em minha opni�o esse ano virem em peso quest�es de atualidades e hist�ria (destaque para o etanol)e a quantidade minima de quest�es de matem�tica

fui bem e achei que escrevi a reda�o com tranquilidade, apesar das minhas pessimas notas em Geografia no col�gio e de ser praticamente um auto-didata minha nota foi 54

Anônimo disse...

A prova em si estava fácil para quem cursou o Ensino Médio em uma boa escola. Creio que pra quem estuda em escola pública ela tenha sido um pouco mais complexa. Não sei como eles discutem o etanol e o aquecimento global por lá.
Fui bem, fiz 59 pontos, sempre fica aquela sensação de que dava pra ter ido melhor e até gabaritado. Errei perguntas tolas, com "pegadinhas". Errei por não ter lido direito. Por não ter ficado tão tranquilo como em uma prova de colégio.
Mas estou contente com meu resultado. Agora é estudar pro final do ano e ver se isso vai ajudar alguma coisa.
Abraços

Prof Toni disse...

Por isso que são meus queridinhos, tirando autodidata (rs)!