24.4.08

Biocombustíveis ou agrocombustíveis?

Recentemente re-publiquei um texto aqui de autoria do professor Ariovaldo Umbelino, no qual ele usou o termo agrocombustível. No primeiro comentário da postagem apareceu uma breve explicação do conceito por ele empregado.
A Agência Carta Maior organizou um debate recentemente que pode nos oferecer mais informações para compreensão do tema, embora no sentido contrário ao defendido pelo professor da USP:

Biocombustíveis e agricultura familiar: um casamento possível?

Marco Aurélio Weissheimer

PORTO ALEGRE - A produção de etanol e biodiesel pela agricultura familiar é uma realidade. Por todo o país, esse setor da economia aposta nesta nova frente como uma oportunidade para aumentar a renda de suas famílias. Mas o investimento nos biocombustíveis pode significar uma diminuição da área plantada para a produção de alimentos? Sim e não. Sim, se esse investimento se traduzir em grandes monoculturas de cana, por exemplo. Não, se ele for orientado por um compromisso com a diversificação e com o conceito de soberania alimentar. Reunidos pela Carta Maior em Porto Alegre, um grupo de produtores e representantes de entidades ligadas à agricultura familiar garante que o setor está caminhando na segunda direção, apontada por eles como uma oportunidade para construir um novo padrão de desenvolvimento pautado pelos princípios da segurança alimentar e energética.

Clique aqui para ler o restante do texto.

Nenhum comentário: