31.1.07

Como ler a grande mídia com a ajuda dos blogs

O blog Contrapauta levanta uma bola sensacional: os tais BRIC (Brasil, Rússia, China e Índia) são também os campeões da pirataria!
Qual a razão da coincidência não ser apontada pela mídia, com raras exceções?
Vejam que na hora de apontar os exemplos de sucesso capitalista os nossos queridos órgãos de imprensa não hesitam um segundo em demonstrar como o Brasil deveria seguir os exemplos da China e da Índia, mas na hora de mostrar os problemas calam-se.
Clique aqui para ler a matéria toda.
O Diário Gauche apresenta as estripulias da governadora Yeda Crusis, a nova “Maga Patalógica” do RS. Clique aqui para ler a matéria.
No Luis Nassif Online encontro o seguinte texto:
“A Selic e o custo dos juros
O PAC geme e sofre para liberar meio ponto percentual do PIB para investimentos. Se, em um ataque de bom senso o Copom reduzisse a taxa Selic para (altos)10% em 2007, depois caindo um ponto percentual ao ano até 2010, a economia com juros seria a seguinte (em relação às projeções da pesquisa Focus):
* 1% do PIB em 2007.
* 1,16% em 2008
* 1,26% em 2009
* 1,5% em 2010
Em quatro anos, 5% do PIB.
E não se está falando em taxas imprudentes, mas em manter as taxas mais elevadas do planeta, ainda que em um nível menor.”

Ler o Luis Nassif é um refresco nesse mundo do jornalismo econômico. O cara tem bom senso, é crítico, leva o debate com seriedade e respeito. O blog dele é quase uma escola de economia, sem contar o gosto musical do cara, é muito legal!
No Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim, a manchete grita: CHOQUE DE GESTÃO ABAFA NOTÍCIA DO EMBARGO DA OBRA (clique no título para ler a matéria).
O SIVUCA continua na área. O jornalista Luis Carlos Azenha continua com as mãos e neurônios à obra.
Tem muita coisa legal. Chamou-me a atenção uma matéria “geográfica” até a raiz da alma. É só clicar no título para ir até ela: Os impressionantes mapas da riqueza e da mortalidade infantil: quando é que vamos falar de PIB e de GENTE na mesma frase?
Aproveitem para passear pelos links indicados da guerrilha SIVUCA.
Não deixem de ler a A reportagem que não fiz, coisa linda, pena leve e ao mesmo tempo firme, poética e racional, de emocionar! Está no blog Palestina do Espetáculo Triunfante.

Um comentário:

Anônimo disse...

Professor Toni, este texto acaba sendo um manual de sobrevivência na selva.