9.12.07

Eu não aguento mais as empresas de telefonia

O consumidor deve ser torturado!
Esta deve ser a máxima das empresas de telefonia no nosso país.
Já experimentaram o atendimento telefônico da empresa de telefonia fixa?
Aqui em São Paulo é prova para passar do inferno para o céu, ou vice-versa, em segundos.
E a telefonia celular?
Merece um capítulo à parte.
Fui cliente da Vivo por muito tempo. Nas férias de 2005 fui surpreendido com a mudez do meu celular no interior e litoral da Bahia.
Pensei: lugar remoto, capitania de ACM, vai ver que preferem o isolamento, afinal é assim que os regimes totalitários, à esquerda e à direita, conseguem manter-se mais tempo no poder.
Surpreso mesmo fiquei ao saber que não tinha serviço em Varginha, no sul de Minas Gerais! Até os ETs conseguem comunicação por lá, mas um telefone da Vivo permanecia quedo e mudo!
Chegando a São Paulo tomei uma decisão, depois de ouvir vários amigos: troquei por um TIM. Um não, logo dois, um para mim outro para minha esposa.
O serviço tem sido razoável, fico isolado apenas quando entro em determinadas salas da escola onde dou aula, mas, segundo explicações metafísicas e religiosas, isso se deve à forma como a sala foi construída.
Fico pensativo, contemplando o horizonte cinza da minha cidade e me perguntando: por que será que o governo não compra o “segredo” da construção da sala e faz da mesma forma nos presídios?
Como não encontro respostas para isso restrinjo-me aproblemas mais prosaicos e fáceis de resolver, como encontrar um político honesto, quitar os cartões de crédito e escapar do cheque especial.
Os nossos telefones, meu e da minha esposa, depois de longos 2 anos de uso começaram a dar problemas. Resolvemos trocá-los, usando aqueles pontos que a TIM garante, assim como as demais operadoras, para nos manter “fiel”.
Uma vez na loja, sofremos o primeiro baque: retirar a senha para ser atendido.
Duas horas de espera.
Quando atendido resolvi migrar de plano, pois encontrei um que respondia melhor ao nosso tipo de uso.
Surpreso, descobri que não era possível fazer a migração de planos, pois o sistema estava “fora do ar”. Pois bem, vamos somente trocar os aparelhos então. Também não dava, pois com o sistema fora do ar não era possível consultar os bônus.
Voltamos na semana seguinte.
Nova senha, mas, ainda durante a espera, fomos avisados que aquele "mesmo sistema da semana anterior continuava fora do ar", que dava para trocar o aparelho, mas não para migrar de plano. Trocamos um aparelho, o da minha esposa.
Ontem voltamos. Na nossa frente apenas uma pessoa, fiquei superhiperfeliz, radiante até. Parecia um adolescente depois da primeira transa.
Perguntei se o sistema, aquele ser maldoso, estava funcionando e quase dei saltos, de no máximo 0,5 cm em razão do meu peso, de alegrias quando fui informado que estava.
Ressalte-se que o atendimento é muito cortês e atencioso, embora não resolva os problemas.
Escolhi o modelo. Primeiro problema: embora o modelo estivesse presente na caixa de mostruário, ele não existia mais na loja. Troquei o modelo, afinal não poderia perder aquela ocasião.
A atendente passou a dedicar-se a migração do plano.
Não conseguiu, chamou uma colega e mais outra, fizeram uma breve conferência e acertaram o processo.
Pronto, disse-me ela, agora é só apertar a tecla confirmar e tudo estará resolvido.
Vocês não fazem idéia da minha felicidade. O prazer transbordava pelos meus olhos. Mas, sempre tem essa merda de “mas”, ela anuncia: - ih, deu erro interno!
Pensam que desisti?
Claro que não, sou teimoso e, suspeito, com tendências sadomasoquistas.
Hoje telefonamos para o serviço de atendimento ao cliente. Quando minha esposa, titular de conta, explicou o que estava acontecendo a mocinha do outro lado da linha explicou que só a loja poderia resolver.
Minha mulher, um poço de paciência – com os outros é bom salientar – pediu que a moça oferecesse um meio para registrar a reclamação. Ela sugeriu o site.
Vejam que beleza, estou tentando acesso ao site da TIM nesta manhã e olhem a resposta que recebo:

“Esse erro (HTTP 500 Erro Interno do Servidor) significa que o site visitado teve um problema no servidor que impediu a exibição da página da Web.
Para obter mais informações sobre erros de HTTP, consulte a Ajuda.”

Decidi mudar de operadora. Diante da minha experiência ruim com a Vivo, ainda mais agora que também é controlada pelo mesmo grupo da TIM, resta-me apenas a Claro.
Pergunto-lhes: é um bom negócio?
De acordo com a revista Pro-Teste, de defesa do consumidor, do ponto de vista da conta é um bom negócio, mas e os serviços?

8 comentários:

guilherme beloto disse...

toni, nao faça isso! stop it, como dizem os gringos...

eu percorri o mesmo caminho q vc: vivo, tim e claro, migrei pra claro há uns 3 meses...

tenho um escritório em casa e lá meu celular, agora, fica em cima de uma estante, num ponto específico (que eu marquei com um X) para poder funcionar. se eu esqueco e coloco ao meu lado, ou ao lado do telefone sem fio - sem servico.

a resposta da claro nao é a forma como minha casa foi construida, mas simplesmente que eles "nao podem garantir o sinal em locais fechados". ou seja, segundo a claro eu nao posso falar em garagens, elevadores, tuneis, casas, apartamentos, escolas, escritorios e por ai vai... mas na rua pega que é uma beleza...

ou seja, agora só precisamos resolver o problema da violencia e modificarmos nossos habitos para voltarmos a usar as ruas com mais frequencia!

o atendimento por telefone é bom, o serviço de conta online interrompe automaticamente o envio de contas detalhadas para sua casa (segundo a atendente, isso está escrito no site, em letras miudas) e o brasil continua sendo o brasil...

se eu fosse voce, ficaria na tim. por mim, vc viria para a claro e me faria aquela ligaçao para uma cerveja, pagando menos por minuto!

grande abraco, guilherme

Mari-vga disse...

Toni, o meu é telemig, e nunca deu problema!!
o meu aparelho é o mais antigo, nunca troquei desde que comprei, mas não da nenhum problema técnico..
e o serviço deles é bom, na medida do possível..

Venê disse...

É, Toni...sou cliente da Telesp Celular, agora Vivo. E fiquei até 2003 com um plano de 98 que me arrancava os olhos da cara de tão caro a té descobrir SOZINHO que havia planos muito melhores. Também pensei em mudar de operadora, por isso comprei um TIM pra minha mulher. Meu sobrinho tem um Claro desde a época da BCP. Graças as essas eexperiências alheias estou tentando desenvlver a capacidade telepática que até onde entendo funcionará dependendo apenas da minha capacidade de da outra pessoa com quem desejo me counicar, sem interMERDiários...

Prof Toni disse...

Pois é gente... parece que o problema foi resolvido. Uma nova visita à loja, hoje, logo na abertura, por volta das 11 horas da manhã. Um atendente fez o que a mocinha deveria ter feito ontem: ligou para aqueles serviços de apoio e depois de ser encaminhado para três setores diferentes, tudo resolvido. Minha conta agora é Tim Família e, como vingança contra o mundo, dei um Tim de presente para a minha sogra!

Luis Henrique disse...

Prof. Toni.
Era cliente da antiga BCP - hoje Claro. Estou satisfeito.

Quanto a TIm....Hummm saia dessa. Filha filha fez um plano de 500 minutos. Na conta de outubro veio 300 minutos, conta de 59 reais. Ja na conta de novembro, eles acumularam 45 dias ( 15 dias de outubro + 30 dias de novembro) = R$ 294 reais. Liguei para o serviço TIM fone e uma pessoa tinha o texto decorado. ... A TIM tem essa prerrogativa de acumular minutos. Com essa artimanha, voce estoura o plano de 500 minutos, e sua conta num passe de mágica salta para esse valor. Vamos sair dessa fria....
Acho que a melhor solucao e a Nextel - um radio onde voce fala o quanto desejar e paga um custo fixo....Quem sabe....

e.t. Dizem a=que a situacao financeira da TIM nao anda lá muito bem....

Cássio Augusto disse...

haha... belo texto!!! pior é qdo falam que a conversa está sendo gravada para a nossa segurança!!!

João Henrique disse...

Antonio Carlos,

Sou cliente da Claro desde que ela entrou no mercado (BCP) e, apesar de não conhecer o serviço das demais, não a recomendo. Apesar de não ter problemas sérios, quando necessito acessar o site para resgatar bônus, este não funciona. Só descobri, na bica de perder os bônus, que poderia fazer o resgate pelo próprio telefone. As lojas também são entupidas e o atendimento demora horas. Como todas as outras, obriga os usuários a consumir lixo tecnológico (os aparelhos disponíveis são defasados ou custam extremamente caro; ou o cliente é obrigado a entrar naqueles planos intermináveis e caros para amortizar o preço do equipamento, pura sacanagem). Por essas e outras já cogitei mudar de concessionária. Só estou aguardando a portabilidade do número para dar o meu troco.
Jõao Henrique M. Serra

Prof Toni disse...

João, concordo contigo, quando pudermos carregar nosso número nos vingaremos!