15.7.22

Construir ou reconstruir o país?

Nas redes sociais aparece um debate sobre a reconstrução do país numa eventual eleição de Lula. Alguns afirmam que precisaremos construir, uma vez que reconstruir não significaria avanço real para os menos favorecidos.

Confesso que tenho dúvidas.

Nosso país foi construído, ao longo de sua existência como tal, voltado para os interesses de fora, dos colonizadores de plantão, e de uma elite mesquinha, que nunca se identificou com um projeto de nação.

Então é necessário construir um projeto de nação, justo e inclusivo, que coloquem todos os cidadãos e cidadãs dentro desse projeto.

Mas, com a realidade que nos cerca, onde cresce o fascismo e a ignorância, não seria o caso de pensarmos numa reconstrução de políticas públicas que existiram nas últimas décadas, principalmente com a Constituição de 1988 e a “redemocratização”?

Incêndio na Amazônia. O desmatamento da floresta não está vinculado somente à produção direta de grãos ou de proteína animal — Foto: Brasil2/GettyImages


Parece pouco, mas dado o avanço da miséria e da fome, seria um grande feito!

Ao lado dessa reconstrução as forças progressistas precisarão de um grande esforço para a educação política da população, seja por qual meio for.

Mostrar a importância do voto e, mais do que isso, da participação popular, do acompanhamento e pressão sobre os eleitos, da criação de fóruns diversos que permitam aos silenciados ter voz sobre os problemas que os afetam serão essenciais para a construção/reconstrução do país.

Plenária Nacional do Conselhos de Saúde - 2016

É necessário que as pessoas se engajem nessa tarefa hercúlea, começando por apontar candidaturas comprometidas com essas mudanças, denunciando incessantemente os oportunistas e aproveitadores.

Precisamos, com urgência, deflagar as campanhas das candidaturas proporcionais, mostrar a importância da eleição de deputados, federais e estaduais, e senador, fazer um trabalho de há muito abandonado pelas forças políticas: ensinar a votar participar!

Congresso Nacional do Brasil em noite de lua cheia.- autor Rodolfo Stuckert

Com um Congresso de qualidade (ou com falta de) semelhante a esse de nada adiantará elegermos um presidente comprometido com  mudanças.

Um comentário:

Bebel disse...

Muito bom! Tomara que essa eleição as pessoas possam ser mais consciente e votar nos políticos mais engajados de um País melhor.