31.7.07

Os atletas cubanos "fugiram" para Cuba

Causou surpresa, além de e certo mal estar em alguns setores, a ausência dos jogadores de vôlei cubanos no pódio para que recebessem as medalhas de bronze.
A imprensa nativa, Rede Globo à frente, disparou: Fidel mandou que todos cubanos voltassem antes da hora, pois haveria uma deserção em massa da delegação cubana!
A ESPN Brasil teve o cuidado de procurar o chefe de imprensa da delegação cubana.
Ele explicou, calmamente, que o retorno dos atletas cubanos obedecia a uma programação feita anteriormente ao PAN e estava condicionada pela disponibilidade de vôos.
Portais de notícias, Rádio e TVs continuaram martelando a tecla da fuga durante todo o domingo.
Na cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (mas pago por todo brasileiro) aproximadamente 200 atletas cubanos estiveram presentes.
Uai! Eles não tinham - TODOS - “fugido” para o seu país?
Ao ler a Nova-e hoje me deparei com um belo artigo: “A Globo enfiou o rabo entre as pernas e fugiu do Maracá!”. Clique no título para ler a íntegra da matéria.
Veja um trecho abaixo:

Pega cubano!
No sábado, 28/07/2007, véspera da festa de encerramento dos Jogos Pan-Americanos do Brasil, na Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, a Rede Globo de Televisão colocou repórteres nos calcanhares da delegação cubana, acompanhando-a até o Aeroporto do Galeão, informando ao público que eles estavam abandonando o evento, voltando a Cuba às pressas por ordem do “ditador” Fidel Castro, que temia uma fuga de atletas cubanos em massa!
Alardearam para os quatro cantos do mundo:
Cubanos voltam às pressas para casa por ordem do governo
O governo cubano mandou que voltassem às pressas os atletas que disputaram o PAN.
Motivo oficial: alguns deles estariam sendo assediados por emissários de clubes da Europa.
Motivo não oficial: haveria o risco de uma deserção em massa.
(Blog do Noblat blablá!)
Motivo oficial e motivo não oficial! Essa foi demais!
Agora tomamos conhecimento de que nada disso é verdade. O administrador da Vila do Pan informou que, desde a chegada da delegação cubana, ficou informado e registrado que os cubanos retornariam ao seu país daquela forma, em grupos e dias determinados, tudo ocorreria conforme a disponibilidade de vôos dos cubanos.
O grupo de cubanos que viajou na véspera da festa de encerramento do Pan saiu de Cuba com aquela programação, tudo estabelecido para acontecer conforme aconteceu.
A Rede Globo, como sempre, deu mais uma rasteira no público: informou que os cubanos estavam fugindo, estavam sendo conduzidos às pressas por ordem de Fidel.
Que vergonha, a Globo, sim, fugiu do Maracanã para não mostrar os 200 cubanos que ficaram, conforme programado, de acordo com sua a organização, para a festa de enceramento. Tentaram humilhar o povo cubano, informando, do aeroporto, ao vivo, que os atletas cubanos estavam sendo levados às pressas. Fugindo, ou tangidos como gado!


Pois é, assim caminha a mídia nativa!

Nenhum comentário: