11.7.07

Professor de "ler jornal"

O site Observatório da Imprensa apresenta uma entrevista com Mário Vitor Santos*, ombudsman do portal IG.
Lá pelas tantas, ao responder a uma pergunta do jornalista Carlos Castilho, do OI, ele diz:


“... acho que isso deveria ser feito em relação a todos os meios de comunicação. Acho que uma disciplina deveria ser obrigatória nas escolas, desde o primeiro grau: Os Meios de Comunicação. O aluno deveria aprender crítica da mídia desde cedo. Deveria saber identificar agendas, interesses por trás das notícias e manipulação. Muitas vezes, os leitores não estão nem conscientes do valor da informação e de que faz parte das obrigações de um portal sério produzir e divulgar informação de qualidade, ou seja, relevante, confirmada, dando voz a todos os envolvidos.”

Muito bom!
Já imaginaram se mais jornalistas começarem a expressar essa vontade? Se a imprensa estabelecer relações institucionais com as escolas, como faz CartaCapital por meio da excelente CartaNaEscola?
Em breve teríamos milhares de ótimos leitores, ótimos escritores e grandes observadores do mundo!

*Perfil de Mario Vitor: 52 anos, jornalista, formado em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (1979), mestre em Letras Clássicas pela Universidade de Exeter (Inglaterra), doutorando pela Universidade de São Paulo. Foi jornalista da Folha de S.Paulo de 1984 a 1999, onde exerceu as funções de redator, editor, diretor da Sucursal de Brasília, secretário de Redação, ombudsman, repórter especial, editor da Revista da Folha, entre outras. Professor, crítico de teatro e diretor da Casa do Saber.

Nenhum comentário: